quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Arroz de china rica

O pão nosso
quero vinho e moradia
de cada dia
pão, poncho e bom apoio
nos dai hoje
Se comigo vai rancor
perdoai-nos senhor
(Luiz Coronel, Um Pai-Nosso retirante)



O arroz de china pobre já passou por aqui (http://lilicagourmet.blogspot.com/2010/06/arroz-de-china-pobre.html). Hoje é dia do arroz de china rica, que é o arroz com linguiça um pouco mais incrementado.  Serve como prato único, é prático e rápido de fazer. E ainda suja só uma panela.
Esta é a minha versão, com pimentão, tomates e batatas  - pensando bem, não está muito rica, acho que está mais para china classe média, ou remediada :) -  mas, se gostar, junte milho, ervilha, palmito, cogumelos, azeitonas...
Fatiar 400 gramas de linguiça. Picar dois dentes de alho, uma cebola em cubinhos, meio pimentão amarelo pequeno. Cortar em dadinhos duas batatas e dois tomates.
Colocar um fio de óleo numa panela, preferencialmente de ferro, e fritar a linguiça fatiada, depois adicionar a cebola, a seguir o alho e o pimentão. Deixar refogar mais um pouco.
Juntar 3 xícaras de arroz (usei arroz cateto), as batatas e os tomates picados. Fritar mais um pouco, mexendo, então adicionar água quente até que cubra em dois dedos os ingredientes, mexer e temperar com sal e pimenta.
Tampar a panela, baixar bem o fogo, e deixar cozinhar até o arroz estar cozido, mas sobrando um caldinho. Desligar e deixar alguns minutos tampado, e servir ainda molhadinho.
Se quiser, polvilhe com cheiro verde picado, ou couve refogada, e um fio de azeite. E há quem goste de colocar por cima também ovo cozido picado e queijo ralado.

3 comentários:

  1. Independente do "status social" da china, esse arroz sempre fica bom né?! Comida campeira de primeira categoria! Bjs, Ju

    ResponderExcluir
  2. falta só o arroz de china remediada...que somos nós, alias!

    ResponderExcluir
  3. Vale pela brincadeira, né, Ju? Lu, vamos inventar esse!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll