domingo, 7 de novembro de 2010

A Riviera é aqui...

Atendendo aos pedidos da Ju, da V. e da C., começo a postar receitas de comidinhas leves. Para o jantar rápido do meio da semana, preparei uma salada niçoise, inspirada na receita tradicional, vinda do sul da França.
Coloquei para cozinhar dois ovos, por dez minutos. Cozinhei uma batata rosa grande no vapor, não deixando amolecer demais.
Enquanto a batata e os ovos cozinhavam, lavei e separei as folhas de meio pé de alface americana e alguns ramos de brotos, fatiei dois rabanetes, cortei em pétalas uma cebola roxa. Separei uma lata de atum ralado e um punhado de azeitonas verdes.
Nesta altura a batata já estava no ponto, escorri e cortei em rodelas grossinhas.  A seguir, fiz um molho vinagrete, com uma colher de sobremesa de mostarda, um jorro de vinagre, sal e azeite de oliva, agitando bem até emulsionar.
Arrumei os ingredientes da salada no prato, cobri com o molho vinagrete e voilá: um jantar levinho para duas pessoas.  Bom para uma noite de calor, quem sabe assistindo ao belo filme francês cujo nome inspirou o título deste post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll