sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Macarrão com almôndegas


Trago malas e bagagens,
Saudades de casa e uma nova canção
Que fala da cidade grande
E da fome que quase passei.
(Almondegas, Voltando pra casa)

Preparei para o almoço um prato de macarrão com almôndegas. Ao preparar este prato, me sinto voltando para casa, como na música dos Almôndegas que abriu este post (e tinha que ser algo deles, né??) porque fez parte das refeições da minha família desde que passei a pilotar o fogão. Aprendi o preparo com uma prima, que me explicou verbalmente. O curioso é que, alguns anos depois, ao me visitar, ela, provando as almôndegas, gostou tanto que me pediu a receita!

Ao contrário do que parece, não leva muito tempo para preparar. Para as almondegas, misturei meio quilo de carne moída, cebolinha e salsinha picadas, cebola picada, sal, pimenta, um ovo e duas colheres de farinha para dar liga. Misturei tudo, fiz bolinhas, coloquei numa assadeira e assei no forno por trinta minutos. Também pode fritar as almôndegas, mas faz bem mais sujeira e é menos saudável.


Enquanto as almôndegas assavam, preparei um molho de tomates, fritando cebola picada, depois juntei tomates sem pele picados (misturei também tomate de lata, que era o que estava disponível em casa). Deixei o molho apurando.


Depois de uns vinte minutos, coloquei água numa panela grande, para cozinhar o macarrão. Tirei as almôndegas do forno, juntei ao molho de tomate e deixei apurar mais um pouco.

Quando a água ferveu, juntei meio pacote de macarrão (usei espaguete, mas poderia ser qualquer outro macarrão longo) e deixei cozinhar até ficar al dente.

Escorri o macarrão, misturei com o molho e servi logo, com queijo ralado e pimentinha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll