quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Bolo da Nigella para Cacá

‘Come chocolates, pequena;
Come chocolates!
Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates.
Olha que as religiões todas não ensinam mais que a confeitaria.
Come, pequena suja, come!’

(Fernando Pessoa, Tabacaria)

Para a minha filha que é fã de chocolate e adora uma nutella, adaptei a receita do bolo de chocolate quádruplo da Nigella Lawson. A receita é para um bolo grande, mas preferi fazer dois bolos menores. É quádruplo porque vai cacau e gotas de chocolate na massa e cacau e raspas de chocolate amargo na cobertura. O meu ficou quíntuplo, porque na cobertura coloquei creme de chocolate com avelã (nutella).
Fiz assim: Liguei o forno para pre-aquecer a 180 graus. Forrei duas formas de bolo inglês pequenas com papel manteiga.Coloquei no copo do liquidificador 2 ovos, 80 ml de creme de leite azedado com gotas de limão, 175 de manteiga sem sal amolecida, uma colher de extrato de baunilha, uma xícara e meia de açúcar, uma xícara e meia de farinha de trigo, meia colher (chá) de bicarbonato, meia xícara de cacau em pó. Bati e adicionei 125 ml de água fervente, bati mais um pouco. Parei de bater e juntei três quartos de xícara de gotas de chocolate, misturando de leve. Coloquei a massa nas formas preparadas, levei ao forno. Depois de quarenta minutos, fiz o teste do palito e os bolinhos estavam prontos.



Até aqui fiz a receita igual à original. Na hora de fazer a calda é que fiz uma variação, coloquei nutella, que a Cacá adora. Misturei numa panelinha uma colher de cacau, meia xícara de água, meia xícara de açúcar e duas colheres de nutella. Levei a ferver, até engrossar um pouco.
Derramei sobre os bolinhos, ainda quente.


Depois que os bolos esfriaram um pouco, coloquei por cima raspas de chocolate meio amargo.



Ficou um bolo denso, não muito doce. Foi fácil e rápido de fazer, e ficou bom para servir como sobremesa, com sorvete ou chantilly, ou mesmo para comer no lanche.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll