quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A tavola non s'invecchia

'Quando si mangia la bela polenta,
la bela polenta si mangia così,
si pianta così, la cresce così,
fiorisce così, si smissia così,
si taia così, si mangia così.
Bela polenta così.
Cia cia pum, cia cia pum,
Cia cia pum, cia cia pum.'
(Canto popular vêneto)
Para comemorar com a turma o encerramento do intensivo do curso de italiano, fizemos um almoço de despedida.
De entrada, para aquecer a galera, rolou um caldinho de frango e legumes com capeletti - caldo de galinha, frango, abobrinha, cenoura e capeletti.




Como prato principal, fiz um arroz de bacalhau cremoso. Refoguei duas cebolas e dois dentes de alho picados, juntei um quilo e meio de bacalhau em pedaços. Depois de refogado, adicionei quatro xícaras de arroz japonês de grão curto, meio pimentão verde em tirinhas, depois uma xícara de molho de tomates, uma colher cheia de açafrão da terra e água fervente até cobrir o arroz em dois dedos. Temperei com sal e uma colher de molho de pimenta. No final do cozimento, estando o arroz quase pronto, juntei uma xícara de ervilha e milho congelados e muita cebolinha picada. Ficou bem cremoso e amarelinho. O acompanhamento foi uma saladinha simples de feijão branco com tomate e azeitonas pretas, que combinou muito bem com o arroz.



A sobremesa foi feita pela incansável Neca: um doce de banana com creme e cobertura dourada de suspiro, que arrancou suspiros da turma...


Depois de um cafezinho, todo mundo correu para o trabalho, não sem antes combinarmos de mantermos contato.
Ciato a tutti! Ci vediamo alla prossima!

2 comentários:

  1. ai neguinha! tou na dieta, vamos postar coisas light aqui tb. ajuda nois como diz o jairo lembrando as indiazinhas!

    ResponderExcluir
  2. Ajudo: é assim: Ouviram do Ipiranga as margens plácidas ... rsss. Ó, a cozinha por aqui anda de telentrega, devido ao acumulo de compromissos. Mas vou tentar colaborar com uams receitinhas light.

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll