quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Polenta de microondas metida a besta

E convides o poeta e a todos esses amantes da palavra, e os outros,
Alquimistas, a se sentarem contigo à tua mesa.
As coisas serão simples e redondas, justas.
(Hilda Hist)



Cozinheiro que trabalha apela para o microondas, sem frescura. Neste caso, para fazer a polentinha, que pode ser servida como acompanhamento ou mesmo na sua gloriosa simplicidade. A preparação básica leva, para cada parte de fubá de milho para polenta (usei uma xícara), três e meia partes de água, alho, azeite de oliva, sal. Numa tigela grande, colocar um fiozinho de azeite de oliva e um dentinho de alho picado, aquecer por quinze segundos.


Descartar o alho (ou, não, se preferir) e adicionar a polenta e a água. Voltar ao microondas e cozinhar por dez minutos, mexendo bem na metade do tempo.





Está pronta a polenta, que pode ter acréscimo de parmesão, leite, creme de leite, salsinha picada. Hoje eu queria algo mais interessante, de modo que, enquanto a polenta cozinhava, separei um punhado de folhas de espinafre (usei pré-cozido, mas poderia ter usado folhas cruas) e um pedaço de queijo gorgonzola que piquei em pedaços grandes pois queria um resultado 'pedaçudo'.



Juntei o queijo e o espinafre à polenta. Corrigi o sal (pouco, pois o queijo já é salgado) e levei ao microondas por mais dois minutos.



É só isso. Não precisa ficar horas mexendo e só suja uma tigela, na qual a polenta pode ser servida. Claro que você pode fazer charminho e não contar que fez no microondas...

3 comentários:

  1. Que lindo ficou o blog!!!!!!
    Amei!!! e a receita também...hehehe

    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Joana, ficou legal, né? Clarissa, outra hora faço de novo, tá bom?

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll