terça-feira, 17 de agosto de 2010

Ovos mexidos

“Os ovos estalam na frigideira, e mergulhada no sonho preparo o café da manhã. Sem nenhum senso de realidade, grito pelas crianças que brotam de várias camas, arrastam cadeira e comem, e o trabalho do dia amanhecido começa, gritado e rido e comido, clara e gema, alegria entre brigas, dia que é nosso sal e nós somos o sal do dia (...) viver faz rir."
(Clarice Lispector, Atualidade do ovo e da galinha)
Para o café da manhã de duas pessoas, 3 ovos (sempre um a mais do que o numero de comensais), 3 colheres de leite (uma para cada ovo), 1 colher sopa de manteiga, sal, pimenta. Numa tigela, coloquei os ovos e o leite.

Mexi um pouco, sem bater.

Aqueci a frigideira em fogo bem baixo, coloquei uma colher de manteiga e despejei a mistura de ovos. Fui mexendo lentamente até ficar consistente, mas ainda cremoso. Juntei sal.
Servi no prato.


É um café da manhã delicioso, fácil e rápido de fazer. Admite muitas variações - bacon, presunto, queijo, tomates, cebolas... Mas eu gosto muito assim, só polvilhado com pimenta do reino e acompanhado de uma fatia de pão.

3 comentários:

  1. Você tem toda razão, simples e delicioso! bjs

    ResponderExcluir
  2. Delícia.
    Eu adoro comer com pão francês e acompanhar com uma xícara de café fresco.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Às vezes a gente esquece dessa delicia, né? E hoje em dia os ovos estão reabilitados pelos médicos, não têm tanto colesterol quanto se pensava, então, vamos aproveitar!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll