quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Feijão básico

'meu arroz com feijão
meu passaporte
para qualquer parte
para qualquer arte'
(Alice Ruiz)
Escolhi e lavei meio quilo de feijão - se tiver tempo, o feijão pode ser colocado com antecedência de molho em água, assim cozinhará mais rápido.
Como eu estava com pressa, desde logo coloquei o feijão na panela de pressão, com mais ou menos o dobro da quantidade de água. Levei ao fogo. Quando pegou pressão, deixei cozinhar por vinte minutos. Deixei esfriar a panela, abri e conferi o ponto do feijão. Estava quase seco mas ainda não estava bem cozido, de modo que acrescentei mais água e cozinhei mais cinco minutos. Repeti o procedimento de esfriar a panela e conferir o ponto do feijão. Estava macio, sem se desmanchar. Voltei a panela ao fogo.
Em outra panela, aqueci um fio de azeite, juntei uma cebola bem picadinha, dourei, depois um dente de alho picadinho.



Adicionei duas conchas de grãos de feijão escorridos, refoguei um pouco.



Como eu queria um caldo bem grosso, amassei um pouco os grãozinhos com colher de pau.



Misturei o conteúdo das duas panelas, temperei com sal (pode colocar pimenta, se gostar) e deixei apurar em fogo bem baixo até o caldo encorpar. Levou uns quinze minutos.


Gosto do feijão assim simples, sem usar nenhuma carne nem bacon. É gostoso para servir o caldo puro, com gotinhas de limão, com molho de pimenta, para acompanhar o arroz, para preparar uma sopinha ... Quem resiste?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll