quinta-feira, 1 de julho de 2010

Sóis aprisionados

"Deus dá a todos uma estrela.
Uns fazem da estrela um sol.
Outros nem conseguem vê-la".
(Helena Kolody)


Usando mais alguns dos limões-cravo que me foram tão generosamente presenteados, e aproveitando que os limões sicilianos também estão na safra, preparei um azeite aromatizado e uma conserva com os dois tipos de limão, em azeite e suco.

Para fazer o azeite aromatizado, fatiei um limão siciliano, tirei as sementes e coloquei as fatias num vidro pequeno, alternando com azeite de oliva. Guardei na geladeira.

Fiz ainda uma conserva em azeite e suco de limão, misturando um limão siciliano e dois limões cravo. Parti os limões em fatias grossas. Salguei as fatias dos dois lados. Num vidro, coloquei um pingo de azeite, depois fui enchendo o vidro, alternando as fatias de limão com colheradas de azeite e de suco de limão. Guardei na geladeira.



É possível usar tanto o azeite quanto as fatias para temperar carne, cordeiro, frango e até dar um toque cítrico ao risoto.
Além de úteis e deliciosas, as conservas de limão são muito charmosas. Parecem minúsculos sóis dentro dos vidros.

2 comentários:

  1. eu fiz a mesma coisa com pimentões e tudo estufou e derramou-se aceite por tudo. o que eu fiz de errado pergunto ao oraculo?

    ResponderExcluir
  2. Consultei o oráculo e ele diz que o pimentão é um ingrediente difícil. Para que se conserve melhor, não pode ser usado pimentão cru: é preciso fritar, assar ou cozinhar antes. E é recomendável guardar na geladeira.

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll