terça-feira, 6 de julho de 2010

Geléia de bergamota

Com as últimas frutas que sobravam da despensa, resolvi preparar uma geléia, usando também tirinhas da casca da fruta.
Cortei 24 bergamotas ao meio e retirei as sementes. Retirei a polpa, reservando as cascas de seis bergamotas. Fervi as sementes com dois copos de água, reservando o líquido (é a pectina que dará ponto à geléia).
Das cascas reservadas, retirei a parte branca e levei ao fogo em uma panela com água suficiente para cobri-las. Não deixei ferver, escorri, troquei a água e voltei ao fogo. Repeti por quatro vezes, até tirar o amargor das cascas. Escorri e corte as cascas em tirinhas finas, com tesoura.
Coloquei a polpa das gergamotas no liquidificador, coei a mistura em um tacho grande, passando por um escorredor de massa. Juntei a mesma medida de açúcar (mais ou menos um quilo), o líquido do cozimento das sementes e as tirinhas de cascas.
Levei ao fogo, mexendo de vez em quando - mais frequentemente conforme engrossava -, até ficar no ponto de geléia. Coloquei ainda quente nos vidros.





Rendeu três vidros de uma geléia leve, com uma cor linda e um sabor delicioso. Perfeita para comer com queijo branco.

3 comentários:

  1. Ficou mesmo linda tua geleia! E adorei o metodo de ferver as sementes com agua separadamente. Até entao eu punha as sementes amarradas dentro de um paninho...
    Um beijo!
    Flavia

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem?
    Obrigada pela dica do pão, pode deixar que eu vou tentar sim.
    Delícia seu blog.
    Já estou te seguindo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Flavia, obrigada, esse método de cozinhar as sementes é usual por aqui. Fla, é muita gentileza sua!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll