terça-feira, 8 de junho de 2010

Risotinho para segunda à noite

Para preparar um risoto de alcatra, funghi e shimeji para três famintos, previamente, lavar 30 gramas de funghi seco, tirando a areia, e colocar de molho em água.
Picar em cubinhos uma cebola e um dente de alho, fatiar um talo de alho-porró, duas folhas de cebolinha e meia bandeja de shimeji fresco. Cortar em tiras finas 200 gramas de alcatra. Aquecer quatro xícaras de caldo de carne. Por último, escorrer o funghi, reservando a água do molho, e picar.



Numa panela, aquecer uma colher de azeite de oliva. Fritar a carne e reservar.




Na mesma panela, adicionar uma colher de manteiga e mais uns pingos de azeite de oliva. Fritar a cebola até ficar transparente, juntar o alho e o alho-porró, a seguir o funghi picado e o shimeji, refogando mais um pouco.
Adicionar três punhados de arroz para risoto (usei carnaroli), mexendo até ficar transparente.




Jogar uma dose de conhaque, mexer até evaporar. A seguir, jogar a água do remolho do funghi,mexer até secar. Ir adicionando, concha a concha, o caldo de carne, mexendo sempre, até o arroz ficar al dente. Quando estiver quase pronto, colocar a carne reservada, e mais caldo, mexendo até ficar cozido, mas al dente, e com caldo cremoso.
Ao desligar a panela, pode-se adicionar uma colher de manteiga e outra de queijo parmesão. Neste da foto, coloquei mussarela de búfala em tirinhas.


Servir imediatamente, coberto com mais queijo parmesão. Fica maravilhoso, de comer rezando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll