domingo, 13 de junho de 2010

Presentinhos: bolinhos de limão e iogurte

"Hoje à noite
Até as estrelas
Cheiram a flor de laranjeira"
(Paulo Leminski)
Ganhei uma sacola de limões galegos, da minha fornecedora 'oficial', a eterna sogrinha. Então, para a amiga que faz aniversário, fiz uns bolinhos de limão e iogurte.
Para a massa, primeiro preparei uma assadeira de minimuffins, forrando com forminhas de papel. Espremi o suco de dois limões. antes ralando a casca de um deles. Liguei o forno para pré-aquecer.
Numa tigela, peneirei uma xicara e meia de farinha e uma colher de chá cheia de fermento em pó.

Em outra tigela, coloquei duas colheres de manteiga, 1/2 xicara de açucar (nessa altura vi que o açucar estava no fim, só restou usar de um vidro que tinha guardado, um açúcar aromatizado ... de limão). Bati, juntei dois ovos, o suco de limão, a raspa da casca do limão e meia xícara de iogurte natural. Misturei bem. Juntei o conteúdo à tigela da farinha, misturando de leve com colher de pau, sem bater. Despejei nas forminhas preparadas.

Assei os bolinhos por quinze minutos no forno quente. Coloquei numa grade para esfriarem.
Para cobrir, fiz um glacê de limão, enchendo três quartos de uma xícara com açúcar de confeiteiro, e juntado aos poucos suco de limão peneirado, sempre mexendo.


Ao todo foram umas duas ou três colheres de suco, não tem quantidade exata, depende da qualdide do açúcar. Para achar a consistência certa, é só ir pingando o suco e mexendo com uma colher até dar ponto de pasta, como na foto abaixo.


Depejei colheradas de glacê sobre os bolinhos frios, deixando escorrer para os lados. Em pouco tempo o glacê solidifica.



Da próxima vez que fizer, provarei a massa. Os limões estavam muito azedos, acho que os bolinhos ficariam mais gostosos com um pouquinho mais de açúcar.

Os limões ainda renderam uma geléia e três tipos de confits, que estão amadurecendo na geladeira, mas isso já é outra história...

2 comentários:

  1. Carlinha, vou tentar fazer estes bolinhos para o Gabriel! Bjs, JGS

    ResponderExcluir
  2. Linda, experimenta que vale a pena. Beijos, saudades de voces!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll