domingo, 13 de junho de 2010

Com pimenta tudo fica melhor

"Quase direito,
Quase perfeito,
É meu amor.
Pó de pimenta,
bum de espoleta.
É o meu amor"
(Papas na Língua, Pó de pimenta)

Para aproveitar a bandeja de pimentas que estavam ficando meio murchinhas, pedindo para serem usadas, fiz dois molhinhos para incrementar a comida de todo dia.
O primeiro é o molho básico de pimenta vermelha, tipo tabasco, feito apenas com pimenta e um conservante, que pode ser vinagre, suco de limão ou uma bebida destilada. Hoje usei vinagre de vinho branco.
Fiz limpando quinze pimentas vermelhas grandes com um pano úmido. Tirei os cabinhos. Fatiei grosseiramente e levei as pimentas ao liquidificador, pulsando algumas vezes para que ficassem bem picadinhas. Coloquei em um vidro pequeno, juntei uma colher de sal e algumas colheres de vinagre, só até o nível das pimentas. Guardei na geladeira.
O segundo é um molho cremoso, temperado, que fica mais delicado. Fiz limpando as pimentas com um pano úmido, cortando ao meio e tirando as sementes. Para medir a quantidade certa, coloquei as pimentas no vidro pequeno que ia usar para guardar o molho. Colqouei no vidro também uma cebola pequena, um dente de alho, três colheres de azeite, três colheres de extrato de tomate, uma colher de chá de sal. Completei com vinagre branco, até quase encher o vidro. Despejei todo o conteúdo do vidro no copo do liquidificador, e bati até homogeneizar. Despejei no vidro. Guardei na geladeira.
Os molhos ficaram lindos, com cores luminosas, para enfeitar a porta da geladeira:



Vou usar para temperar o arroz, a carne, o feijãozinho... e talvez também a trufa de chocolate e a geléia de morango, que ficam muito melhores com uma pimentinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll