quarta-feira, 2 de junho de 2010

Comida, diversão, arte e molhos

"Bebida é água.
comida é pasto.
você tem sede de que?
você tem fome de que?
a gente não quer só comida
a gente quer comida, diversão e arte.
a gente não quer só comida,
a gente quer saída para qualquer parte.
a gente não quer só comida,
a gente quer bebida, diversão, balé.
a gente não quer só comida,
a gente quer a vida como a vida quer."
(Titãs, Comida)

Nos reunimos para testar as receitas de aula. O tema de hoje foram os molhos.


Para o molho branco, em separado fervemos um litro de leite com cebola com cravos espetados. Numa panela grossa, aquecemos 60 gramas de manteiga, juntamos 70 gramas de farinha, mexemos até formar uma pasta. Fomos adicionando o leite fervente aos poucos, sempre mexenco com um fouet. Cozinhamos, mexendo sempre, até a consistência desejada. Ao final, salpicamos meia noz-moscada ralada na hora e salgamos.
Preparamos também uma variação desse molho com mostarda, juntando requeijão, molho de mostarda com grãos e mostarda em pó. Ficou muito bom.
Fizemos outra variação juntando 100 gramas de nata a 300 gramas do molho branco. Também ficou bem interessante.

Preparamos molho de tomates, refogando em óleo uma pitada de alho, uma cebola picada, 100 gramas de massa de tomate e um quilo de tomates picados sem pele e sem sementes. Juntamos uma pitada de orégano, uma dose de vinho tinto, e o suco que escorrera dos tomates. Deixamos cozinhar um pouco até ficar consistente.

Fizemos uma variação, o molho aurora, refogando meia cebola picada, juntando o molho de tomates e o molho branco, meio a meio.



Preparamos também um molho de morangos, caramelando 2 colheres de açucar com uma colher de manteiga, juntamos uma caixinha de morangos, metade picados e metade amassados, uma colher de cebola roxa picada, meio dente de alho picado, suco de duas bergamotas e uma dose de vinho do porto. Fervemos até engrossar.


Nesta quarta preguiçosa, véspera de feriado, servimos para as nossas amigas especiais os molhos e suas variações com filé e macarrão cozido.
Salud!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll