domingo, 2 de maio de 2010

Delantal y trenzas sueltas

Sexta-feira é um bom dia para juntar a turma, para comemorar a conclusão do módulo do curso de espanhol.

Para os antepastos, fizemos pastinhas e pãezinhos temperados:



E as empanadas argentinas ... sobre as quais ainda há muito que aprender:


Para o prato principal, uma comida 'borbulhante': risoto de abóbora com carne seca.

O risoto para quatro pessoas se faz, colocando, de véspera, 250gr de charque de molho em água. Trocar a água várias vezes, para tirar o sal. Levar a ferver, desprezando a água da primeira fervura, e cozinhar até ficar macio. Desfiar ou picar a carne.
Em separado, cozinhar no vapor ½ moranga cabotiá pequena. Tirar a polpa e desmanchar com um garfo, irregularmente, deixando alguns pedaços maiores.
Para preparar o risoto, aquecer em uma panela grossa e de fundo largo manteiga com um fio de azeite de oliva. Refogar uma cebola picadinha e 1 dente de alho, até ficar transparente, sem deixar dourar. Acrescentar 4 punhados de arroz. Fritar bem. Juntar 1 cálice de conhaque. Agregar aos poucos conchas de caldo de carne, sem parar de mexer. Quase no final do cozimento, adicionar a carne seca e a abóbora. Continuar juntando o caldo. Quando o arroz estiver cozido, mas al dente, desligar o fogo e juntar 1 colher de manteiga e queijo ralado, misturando. Servir imediatamente.

De postre, sorvete com compota caseira de pêssegos. De onde a paciência e a inspiração para a compota? Veio, fácil, de Drummond:

"E o que bóia na esmeraldada compoteira:molengos figos em calda, e o que é cristal em laranja, pêssego, cidra vidrados?A gula, faz tanto tempo, cristalizada."

Daquela noite estrelada ficaram cristalizados também o brilho e a alegria. O dia seguinte foi um daqueles em que nos vêm à boca sorrisos inexplicáveis...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll