En cuisine comme dans tous les arts, la simplicité est le signe de la perfection. (Curnonksy)
Polvo era um daqueles ingredientes que até pouco tempo atrás eu tinha medo de cozinhar, de que ficasse duro, ou borrachudo. Pois ando me aventurando e tem dado certo - talvez seja sorte de principiante, mas esse arroz de polvo ficou uma delícia, arroz no ponto, sem espatifar, molhadinho na medida e com muito sabor por aproveitar o caldo que se forma no cozimento do polvo.
Não carecia nada, mas de última hora resolvi juntar um envelopinho de tinta de lula e fazer um aioli (receita aqui) para acompanhar, que fizeram ótima parceria com o arroz.
Ingredientes para 4 porções
1 polvo (+- 800 gramas)
2 cebolas médias descascadas
1 dente de alho descascado
2 tomates
2 xícaras de arroz
raminhos de tomilho fresco
sal, pimenta, azeite de oliva
opcional: 1 pacotinho de tinta de lula
Modo de fazer
Coloque o polvo na panela de pressão junto com uma cebola. Tampe a panela e leve ao fogo. Quando pegar pressão, conte seis minutos. Desligue a panela e deixe esfriar um pouco. Abra a panela, retire o polvo e corte em pedaços, temperando levemente com sal e pimenta. Reserve o líquido que se forma durante o cozimento.
Pique a outra cebola, o alho e o tomate em cubinhos, separadamente. Aqueça o azeite de oliva em uma panela em fogo médio, refogue a cebola, depois junte o alho e por fim o tomate e deixe por alguns minutos, para formar um molhinho. Junte os pedaços de polvo. Meça o líquido de cozimento do polvo, complete com água até 5 xícaras e coloque na panela do molho. Se quiser, junte nesta hora a tinta de lula. Tempere com um pouquinho de sal. Quando ferver, adicione o arroz, mexa para espalhar. Deixe em fogo alto por cinco minutos, depois abaixe o fogo, confira o tempero, se preciso adicione sal. Tampe a panela e deixe cozinhar até o arroz ficar al dente e ainda um pouco molhadinho. Se for ficando muito seco, coloque mais água quente.
Decore com raminhos de tomilho.
Fiz a costelinha de tambaqui ficou acima da expectativa , muito bom mesmo .
ResponderExcluirAdoro esse prato
ResponderExcluir