sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Bolo de limão caipira e papoula

 “[…] poucos de nós sentimos vontade de comer sempre sozinhos. A comida é ainda nosso relaxamento ritual, uma ‘pausa’ no dia de trabalho, nossa oportunidade de escolher companheiros e conversar com eles, a desculpa para recriar nossa humanidade, bem como a nossa força […]”(Margaret Visser)
Minha filha fez pra mim este bolo de limão e papoula delicioso e perfumado, com a massa bem molhada e a textura aerada e bem levinha.  
Na receita original este bolo é com limão siciliano, mas como eu adoro limão caipira ela resolveu fazer o teste. Todos em casa amamos o azedinho que resultou. Enquanto o bolo estava assando, a casa foi sendo perfumada com um cheirinho delicioso de limão. 
Uma festa para quem, como eu, ama o sabor dos cítricos! 
Obrigada à Filhota, que além de preparar o bolo pra mim e dar a receita para que eu pudesse compartilhar por aqui, ainda tirou as fotos que ilustram este post. 
Ingredientes
3 ovos
1/2 xícara de óleo
1 e 1/2 xícara de açúcar
3/4 xícara de iogurte
suco de dois limões caipiras pequenos
2 xícaras de farinha
1 colher de sopa de fermento
raspas da casca dos limões 
2 colheres de sementes de papoula
Glacê de limão: 1 xícara de açúcar de confeiteiro, algumas colheres de suco de limão
Modo de fazer
Ligue o forno a 180 graus para pré-aquecer. Unte e enfarinhe uma forma de buraco no meio. 
Raspe a casca dos limões, depois esprema o suco. Em uma tigela, coloque a farinha e o fermento, misture. No copo do liquidificador, coloque os ovos, o óleo, o açúcar, o iogurte e o suco dos limões. Bata para homogenizar e jogue o conteúdo na tigela da farinha. Mexa para misturar, sem bater. Junte o fermento, as sementes de papoula e as raspas da casca de limão, misture. Despeje na forma preparada e leve ao forno por mais ou menos 35 a 40 minutos, ou até a casa inteira cheirar a bolo de limão. :)
Para o glacê, peneire o açúcar em uma tigela e vá juntando o suco, uma colher de cada vez, mexendo a cada adição, até obter uma calda grossa, mas que pinga da colher. Despeje sobre o bolo às colheradas, deixando escorrer para os lados.

Sirva e espere os elogios. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll