quinta-feira, 29 de março de 2018

Receitas com bacalhau, peixe ou frutos do mar para a Páscoa


Ando cozinhando muito mais peixe do que outras carnes, como devem perceber pelas receitas mais recentes deste blog. Aproveitando, fiz uma seleção de algumas receitas que podem ser boas opções para esta Páscoa.  É só clicar no nome do prato que leva  ao link da receita. 
Um peixinho assado com crosta de castanha, feito  no forno, sem fritura na cozinha, é uma opção bonita e saudável. 
Sou muito fã das caldeiradas, especialmente depois de ter morado em Portugal. Esta caldeirada de peixe e frutos do mar é uma versão mais 'caprichada', que eu amo.  
Também na linha dos ensopados, uma moqueca baiana de peixe e camarão agrada muita gente. 
Se esta outra receita é uma moqueca ou um curry tailandês, não sei bem, só sei que é muito delícia e muito linda na mesa. 
Também tem um pé na Tailândia o delicioso arroz frito com camarão e abacaxi. E faz muito bonito na apresentação feita dentro da casca do abacaxi.  
Falando em camarão, um simples camarão frito pode virar prato de festa, como mostra  o delicioso camarão com pimenta, alho e gengibre
Para agradar a criançada, uma opção é o peixe frito. A receita mais acessada do blog é a de traíra frita à minha moda, mas a traíra deve ser bem trabalhada, retirando os espinhos. Se não for assim, faça a mesma receita, mas com peixe sem espinhos, como linguado, tilápia ou saint peter.
Outro preferido das crianças são os barquinhos de batata recheada com bacalhau. Linda apresentação, sabor delicioso, agrada a todo mundo.  
Dos pratos de forno de bacalhau, boas opções são o bacalhau da minha tia, um clássico da minha família, feito em camadas com batatas, cebolas, pimentões, o escondidinho de bacalhau
e o bacalhau gratinado. Todos muito práticos para 4 ou 40 pessoas :)
Eu gosto das receitas de forno, mas amo a bacalhoada de panela, os mesmos ingredientes do bacalhau em camadas de forno, só que feito na panela.
Para variar a batata, que tal o bacalhau com arroz? Tem mais de uma receita aqui no blog, eu gosto especialmente desta, de arroz cremoso com bacalhau.  
Tem também o bacalhau Saudades de Lisboa, cuja foto ilustra este post. Fiz inspirada em um prato que provei em Portugal e virou um dos preferidos da minha querida familinha.  
E por fim, aquele que já disseram ser o melhor bacalhau do mundo, receita que mora no meu coração, preparada por amigas queridas em uma ocasião para lá de especial, o bacalhau com batata baroa e molho de açafrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll