quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Receita de macarrão ao molho de tomate e atum

I always have parmigiano-reggiano, olive oil and pasta at home. When people get sick, they want chicken soup; I want spaghetti with parmesan cheese, olive oil and a bit of lemon zest. It makes me feel better every time. (Isabella Rossellini) 


Há tempos não posto uma receita de macarrão, então resolvi postar este que nem sei se devia colocar aqui, pois não sei se todo mundo não sabe fazer: é um clássico da cozinha popular, frequenta o desde o fogareiro do camping à cozinha das casas de estudante. E é fácil entender porque: é um daqueles pratos que dá para fazer com o que se tiver na despensa, econômico, serve como prato único, fica pronto rapidinho, não suja muita louça. E, francamente, fica uma delícia!
De qualquer modo, vá que alguém não saiba como faz, então segue a minha versão, aprimorada em muitas laricas da madrugada :).  
Conselho à lá Julia Child: Se quiser 'causar', anuncie ao servir, no seu melhor 'taliano', grazie a Dio: spaghetti al tonno e pomodoro!

Ingredientes para duas pessoas muito famintas
1/2 pacote de macarrão (desta vez usei furadinho)
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1 colherada de extrato de tomate
1 xícara de passata de tomate ou tomate de lata
1 lata e meia de atum em água, bem escorrido(opcional)
2 colheres de alcaparras em conserva, escorridas (opcional)
5 filés de anchova ao óleo, escorridos
óleo, sal, pimenta

Modo de fazer
Para o molho, aqueça uma colherada de azeite em uma panela, refogue a cebola, junte o alho, depois o extrato de tomate e deixe tostar um pouco, até começar a pegar no fundo da panela. Junte a passata de tomate e algumas colheradas de água, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo lento por 15 a 20  minutos, para apurar o molho. Junte ao molho o atum, e, se for usar, as anchovas e as alcaparras. Corrija o tempero.
Enquanto o molho cozinha, coloque bastante água em uma panela grande, junte sal e leve ao fogo. Quando a água do macarrão ferver, adicione o macarrão cru e deixe cozinhar pelo tempo indicado no pacote, deixando ainda meio durinho, 'al dente'.  Escorra o macarrão, junte o molho e sirva bem quente. 

Um comentário:

  1. Sardinha salva vidas, quando criança n era muito fã, ai e cresci, fui morar só, e até macarrão puro me satisfazia.

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll