sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Receita de lula à carbonara

Cooking is at once child's play and adult joy. And cooking done with care is an act of love. (Craig Claiborne)

Este prato é muito fácil de preparar, fica pronto num instante e o resultado é maravilhoso. A lula e molho de nata e bacon combinam muito bem, até parece que foram feitos um para o outro.  
Tem o elemento 'surpresa' que diverte os comensais, a lula cortada bem fininho realmente parece macarrão. Aliás, no vídeo que me inspirou, o chef Jean-François Piège corta a lula superfininho, praticamente um espaguete (no minuto 2:08 deste video).  Não sou tão habilidosa, então a minha lula ficou assim mais para talharim ou bucatini...  
Usei as gemas de ovos caipiras muito frescos, que ficam deliciosas colocadas sobre o prato bem quente. Se não gostar, ou não se sentir seguro com as gemas cruas, misture as gemas na frigideira e elas cozinharão no calor do molho, exatamente como no carbonara tradicional.
Ingredientes
100 g de bacon
400 g de lula limpa, em tubinhos
4 gemas de ovo (não use ovos gelados, retire da geladeira um pouco antes)
200 ml de nata, ou uma caixinha de creme de leite
100 g de queijo parmesão
sal, pimenta, cebolinha
Modo de fazer
Prepare tudo antes pois quando começa o cozimento, já está pronto em poucos minutos. Corte o bacon em tirinhas bem fininhas. Corte a lula em tirinhas bem fininhas, como espaguete.Corte a cebolinha bem fininha. Rale o queijo.
Coloque o bacon em uma frigideira e leve ao fogo até que doure. Reserve o bacon, deixando a gordura na frigideira. Aqueça e junte a lula à frigideira, mexendo por 2 ou 3 minutos em fogo forte. Adicione o creme de leite à frigideira. Misture e deixe esquentar mas sem ferver.
Para servir com a gema de ovo inteira, desligue o fogo e divida entre os pratos de servir, colocando por cima o bacon, o queijo ralado e uma gema em cada prato. Salpique de pimenta e cebolinha picada.
Se for servir com as gemas dentro do molho, misture as gemas em uma tigela e adicione à frigideira como creme de leite quente. Mexa muito rapidamente para incorporar as gemas ao molho, desligando o fogo. Divida entre os pratos de servir, colocando por cima o bacon, o queijo ralado, pimenta e cebolinha picada .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll