segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Cracker de sementes

The only real stumbling block is fear of failure. In cooking you've got to have a what-the-hell attitude. (Julia Child)
Aqui no Lilica Gourmet já tem uma receita de crackers sem farinha, feita com girassol, linhaça e gergelim. Desta vez usei um método um pouco diferente, aproveitando o efeito de gel da linhaça e da chia quando deixadas de molho em água. A massa fica com mais liga e demora um pouco mais a assar. Mas é bem fácil de fazer também.
Na receita abaixo indico os grãos e sementes que usei, de acordo com o que tinha em casa. Mas dá para trocar por outras sementes e farinhas de sementes, como farinha de amêndoas, ou então castanha do pará, nozes, sementes de girassol ou de abobora, que você pode moer no processador.
Ingredientes
2/3 xícara de grãos de linhaça (usei metade marrom, metade dourada)
1/3 xícara de chia
1 xícara de água
2 colheres de farinha de linhaça
2 colheres de farinha de castanha
2 colheres de queijo ralado
1 colher de sementes de gergelim
1 colher de castanha de caju picadinha
1 colher de azeite de oliva
1 colher de folhas de alecrim
sal grosso, alho em pó, cominho
Modo de fazer
Em uma tigela, misture as sementes de linhaça e de chia com 1 xícara de água. Reserve e deixe descansar por algumas horas ou de um dia para o outro. Vai se formar um gel bem viscoso.
Para finalizar, pré-aqueça o forno em temperatura média.
Adicione ao preparado anterior os demais ingredientes, misturando. Deve ficar uma massa bem consistente mas maleável. Se preciso adicione mais farinha de linhaça ou de castanha. Espalhe a mistura com espátula em um tapete de silicone, deixando bem fininha. 

Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 45 minutos, até secarem e ficarem crocantinhos. Deixe esfriar e guarde em vidro bem fechado.





Um comentário:

arquivo

blogroll