segunda-feira, 24 de julho de 2017

Receita de sopa de castanhas


"Se Deus me dissesse para escolher a comida que eu iria comer no céu, por toda a eternidade, eu não teria um segundo de hesitação: escolheria sopa. Camarão, picanha maturada, salmão à Dali, os pratos mais refinados: tudo me seria insuportável após umas poucas repetições. Mas não é assim com as sopas. Posso tomar sopa por toda a eternidade, sem me cansar.


Minha relação com as sopas é mais que gastronômica: é uma relação de ternura. Elas me reconduzem à cozinha de minha casa de menino, ao fogão de lenha, às tardes de inverno. A janta (janta, mesmo; jantar é coisa de rico) era servida às 5 da tarde. Ah! Uma sopa quente que se toma numa tarde fria é uma lareira que se acende no estômago. O calor, aos poucos, se espalha pelo corpo. Com umas gotinhas de pimenta, então, ele se transforma em suor, e se a gente não usa o guardanapo a tempo, as gotas de suor na testa acabam por cair no prato da sopa" (Rubem Alves)



Em uma viagem, provei em um restaurante uma deliciosa sopa de castanhas portuguesas. O sabor me encantou tanto que não esqueci a experiência. 
Quando encontrei no mercado um pacote de castanhas portuguesas congeladas, claro que logo fui tentar reproduzir a deliciosa sopa creme. A amiga T. me acompanhou na empreitada, e nos divertimos muito nesse dia na cozinha, inventando mil receitas. 
A sopa ficou muito saborosa, bem parecida com a que eu tinha experimentado. É muito espessa e cremosa, tão substanciosa que quase pode ser o prato único de uma refeição leve. 
Esta receita é perfeita para estes primeiros dias de frio do ano, em que uma sopinha quente é muito confortadora.  

Ingredientes
1 colher de sopa de azeite
1 talo de alho poró em rodelas
1 cenoura em pedaços
250 g de castanhas portuguesas
750 ml de água ou caldo de vegetais
1 cravo da india
3 colheres de salsinha picada
sal, pimenta, salsinha

Modo de fazer 
Em uma panela que comporte todos os ingredientes, aqueça o azeite e refogue o alho poró. Junte a cenoura e a castanha, refogue mais um pouco. Adicione o caldo, a salsinha picada (se quiser reserve um pouco para decorar o prato) e o cravo. Deixe cozinhar em fogo baixo até amaciar a castanha. 
Deixe esfriar, liquidifique e retorne a sopa à panela. Tempere com sal e pimenta. Se estiver muito grossa, junte mais de caldo ou mesmo de água.  Reaqueça para servir. Decore como preferir (eu usei pimenta rosa quebrada  e  pingos de molho pesto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll