segunda-feira, 10 de julho de 2017

Receita de gyoza

Fazer a própria comida:
o amor integral, 
o pão, a lentilha, 
o poema grelhado, 
o sal na medida: 
cozinhar lentamente 
essa fome indefinida.
(Adriano Espínola, Culinária)


Para um almoço delicioso de inspiração oriental saíram da cozinha estes deliciosos pasteizinhos, os gyozas. O recheio de ricota e cebola caramelada foi invenção da filhota. Fica delicioso 'chuchar' os gyozas em uma mistura de molho de soja, óleo de gergelim e um pouquinho de gengibre ralado, ou simplesmente em molho de soja. 

Ingredientes da massa
200 g de farinha de trigo
100 ml de água fervente
1 pitada de sal

Ingredientes do recheio 
2 cebolas em fatias
150 g de ricota 
sal, água, óleo

Ingredientes do molho (opcional):
4 colheres de molho de soja
2 colheres de vinagre
1 colher de óleo de gergelim
1 colherinha de café de gengibre ralado

Modo de fazer
Comece por preparar a massa,  colocando a farinha e o sal em uma tigela, junte a água fervente, misture. Deixe amornar um pouquinho e depois sove a massa até formar uma bola. Se precisar junte mais água, uma colher de cada vez. Envolva a bola de massa com filme plástico e deixe descansar por pelo menos trinta minutos.
Enquanto a massa descansa, faça o recheio:  descasque as cebolas  corte em fatias. Aqueça óleo em uma panela, coloque as fatias de cebolas e deixe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até ficarem bem douradas e caramelizadas. Pode, se quiser, juntar uma pitada de açúcar para acelerar a caramelização. Deixe esfriar, junte a ricota, tempere com sal e pimenta.
Em uma bancada, abra a massa fina e corte rodelas com ajuda de um copo, exatamente como para pastel. Recheie cada um no centro com uma colheradinha da mistura de ricota, sem rechear demais, tem que sobrar bastante bordinha de todos os lados para fazer o fechamento. Feche as bordas apertando bem com os dedos. Para formar as ondulações tipicas deste prato, vá fazendo dobrinhas no lado do fechamento, até ficar um pouco 'franzido'.




Aqueça o óleo em uma frigideira, de preferência antiaderente, que tenha uma tampa, doure os pasteizinhos por um ou dois minutos de cada lado, depois acrescente uma meia xícara de água e tampe a frigideira para formar vapor e terminar de cozinhar a massa.
Misture os ingredientes do molho e coloque em uma tigelinha. 
Sirva os gyozas com o molho.

Um comentário:

  1. Fui tentar fazer nhoque e nao deu muito certo n, meio pensando que essa dai n vai dá certo tbm n rs

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll