quarta-feira, 26 de julho de 2017

Receita de frango com caldo de mancarra, ou frango com molho de amendoim


Que seja no Japão
Jamaica ou Jalapão
No Jaraguá ou na Guiné
De charrete ou caminhão
De carro ou caminhando a pé
Eu vou
(Esquecimento, Skank)


Em uma viagem, provei em um restaurante um frango com molho de amendoim, muito gostoso. Pensando em reproduzir a receita em casa, busquei na net e a mais parecida que encontrei foi a de galinha ao molho de mancarra (amendoim). Descobri que é um prato típico da Guiné-Bissau, e olhando a receita, me dei conta das semelhanças com o xinxim de galinha, que às vezes se faz com amendoim.
Dentre as várias receitas, algumas levavam pasta de amendoim, que eu não tinha em casa. Outras receitavam moer o amendoim no almofariz (pilão), depois juntar tomate e água. Resolvi inventar a minha receita: fiz no liquidificador 'de um tudo' porque achei mais rápido e prático. Não dizem que a preguiça é a mãe da invenção? 
O resultado ficou muito gostoso, um molho generoso e espesso, muito saboroso, que impregna os pedaços de frango. Aqueci a sobra no dia seguinte e ficou ainda melhor.  Tão bom que da próxima vez vou experimentar substituindo o frango pelo peixe.
Segue a minha versão da receita.

Ingredientes
1 frango cortado em pedaços (usei coxas e sobrecoxas)
1 cebola
250 g de amendoim
3 tomates
óleo, sal, pimenta, água quente
1 limão

Modo de fazer
Temperar o frango com sal e pimenta. Reservar.
Aquecer um fio de óleo na panela, refogar levemente o frango, depois juntar a cebola e refogar mais um pouco.
Enquanto isso, colocar o amendoim no liquidificador, juntar o tomate e duas xícaras de água quente e bater. 
Despejar na panela o conteúdo do liquidificador, passando por uma peneira. Deixar cozinhar um pouco. Provar e corrigir o tempero. Para o meu gosto, achei que combinava colocar um tanto de pimenta.
Cozinhar em fogo baixo por mais ou menos 40 minutos, mexendo às vezes. Se o molho engrossar demais, junte mais um pouco de água quente.
Servir quente, juntando suco de limão. 

Um comentário:

  1. E não é que a praticidade da sua versão deu um resultado que me parece bem delicioso. Hummmm, fiquei curiosa p/experimentar!
    Bjssss amiga e uma ótima tarde p/vcs

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll