quarta-feira, 5 de julho de 2017

Bolo de bergamota, polenta e castanha

É que sempre lá no fundo fica um vazio leve que parece a fome, outras vezes sede, mas que talvez seja a saudade. Saudade de tudo, e não se sabe do quê. Afinal, nossa existência nunca foi outra. alimentar e ser alimentado. Qual seja a comida, qual seja a bebida. (Lolita Beretta, Comida e Bebida) 


Mais um bolinho de bergamota porque né, numa tarde fria, nada mais comfort food que cheiro de bolo assando. Este bolo foi inspirado nesta receita de bolo de bergamota, açafrão e polenta. Não usei açafrão porque não tinha em casa e na vibe 'faça o melhor com o que você tem em casa', usei farinha de castanha do pará em vez de farinha de amêndoas. Não se adiciona manteiga ou óleo a este bolo, a umidade é dada pela pasta de bergamota e pela farinha de castanha.  
Este bolo demanda um tempo para preparar, não é chegar na cozinha e fazer. É preciso cozinhar antes as bergamotas. Eu já conhecia a técnica, a partir da receita de clementine cake da Nigella Lawson, do qual já fiz uma versão de limão aqui. Aliás, com excesso de frutas em casa, me pareceu uma boa ideia cozinhar uma quantidade maior. Fiz quantidade tripla de bergamotas cozidas, liquidifiquei tudo e congelei o excedente para uso futuro, vamos ver se dá certo. 
O resultado compensa. O bolo é saborosíssimo, daquele tipo que não dura muito tempo na bancada da cozinha, termina num instante.  

Ingredientes do bolo
6 bergamotas inteiras
6 ovos
200 g de açúcar
130 g de farinha de milho para polenta
130 g de farinha de castanha do pará

Modo de fazer
Colocar as bergamotas em uma panela, cobrir com água e cozinhar por 40 minutos em fogo baixo. Escorrer, deixar esfriar, cortar ao meio as frutas e retirar as sementes. Bater as frutas cozidas, sem as sementes, no processador ou liquidificador até obter uma pasta. 
Pré-aquecer o forno a 180 graus. Untar e enfarinhar uma forma redonda de 22 centímetros de diâmetro.
Em uma tigela, misturar a farinha de castanha e a polenta. Em separado, bater os ovos com o açúcar, adicionar a pasta de bergamotas, depois a mistura de farinhas. Despejar na forma preparada e levar ao forno pré-aquecido por cerca de 50 minutos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll