segunda-feira, 19 de junho de 2017

Eu tempuro, tu tempuras, ele tempurá: da arte de tempurizar tudo

Culinária portuguesa é uma coisa divinal
Quando alguém se senta à mesa
aprecia com certeza
o sabor de Portugal
(Fado tradição, Culinária portuguesa)

Tempurá, que eu pensava ser um prato japonês, na verdade tem origem em Portugal. São deliciosas friturinhas nas quais os alimentos são envoltos em uma massa muito fina e crocante. Pensando bem,não é difícil ligar aos conhecidos "peixinhos da horta" portugueses, feitos com feijão verde. 
Dá para 'tempurizar' (ou seria 'tempurazar'? :) ) muitos tipos de legumes, mas também peixes e frutos do mar - camarão fica 'dos deuses'.  É uma ótima receita 'limpa geladeira', para aproveitar o que tem na gaveta de legumes.  
Ando pensando em uma dia desses arriscar variações doces, com banana, maçã, morango, chocolate. Mas por enquanto fiquem com esses deliciosos tempurá de legumes.  

Ingredientes
200 g de farinha de trigo (se possível, gelada)
400 ml de água muito gelada
sal
Legumes variados. Usei chuchu, abobrinha, moranga cabotiá, berinjela, pimentão, quiabo e uma pimenta vermelha. Vale também abóbora, cenoura, batata doce, pepino japonês, cebola, brócolis, couve-flor, ervilha torta, vagem. 
óleo para fritar, molho de soja

Modo de fazer
Iniciar o preparo pelos legumes: corte tudo o mais finamente possível. Os quiabos, vagens ou ervilha torta deixe inteiros. Reserve os legumes cortados sobre papel toalha, para ajudar a absorver qualquer excesso de umidade. 
Prepare a massa: peneirar a farinha em uma tigela, juntar o sal, adicionar a água gelada aos poucos, mexendo muito rapidamente com auxilio de hashis (palitos japoneses) ou de um fouet apenas até obter uma massa rala. Não se preocupe se tiver algum grumo e não bata demais!  
Em uma panela funda, aqueça o óleo para fritar. Quando estiver bem quente, vá passando os legumes preparados na massa e colocando para fritar, poucos de cada vez. Escorra e coloque sobre papel toalha. 
Sirva com molho de soja.
Adicionar legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll