terça-feira, 1 de novembro de 2016

Cuca maluca de ameixas e mirtilos e o desejo de voltar o tempo


Depois do dia vem noite,
Depois da noite vem dia
E depois de ter saudades
Vêm as saudades que havia.
(Fernando Pessoa, Depois do dia vem noite)


Chamo esta cuca de 'maluca' porque pode ser feita de acordo com a vontade, com a fruta que estiver disponível. Alem disso, a farofinha da cobertura (o 'crumble') pode ser perfumada com canela, como eu fiz desta vez, mas vale também inventar juntando raspas de limão, baunilha, fava tonka, cardamomo...
Como se não bastasse, é daquelas receitas que nunca falha, é rápida e muito fácil de fazer: nada de sujar liquidificador, batedeira, nem bater claras em neve... Simples assim. E simplesmente delícia. 
O truquinho de separar a farofa no inicio da preparação da cuca aprendi com a querida avó Dolmira, que fazia doces como ninguém. Que saudades da doce Avó que com carinho cuidadosamente 'areava' o lindo fogão de lenha todos os dias e que sempre tinha algum mimo para os netos. Às vezes queria que o tempo voltasse...

Ingredientes
3 xícaras de farinha 
1 xícara e meia de açúcar
150 g de manteiga 
1 pitada de sal
2 ovos 
1 copo de iogurte natural ou de leite 
1 colher de fermento em pó (para bolo)
4 ameixas cortadas em fatias e 1 punhado de mirtilos (ou outras frutas de sua preferencia, fica ótima com uvas, pessegos, figos, bananas...) 
1 colher de chá de canela
Opcionais: baunilha, raspa de limão raspas de laranja, noz moscada ralada, canela, cardamomo

Modo de fazer
Unte e enfarinhe uma forma. Ligue o forno para pre aquecer. Em uma tigela, misture os 3 primeiros ingredientes, mexendo ate obter uma farofa úmida. Se quiser perfume a massa com alguma das especiarias sugeridas. Eu gosto de, como a minha avó, acrescentar 1 pitada de noz moscada. Separe um pouco mais de 1 terço desta mistura para a cobertura da cuca, juntando a canela. Ao restante da massa da tigela, adicione os ovos, o fermento e o iogurte, mexendo. 
Despeje a massa na forma preparada, por cima distribua as frutas e por ultimo a cobertura reservada. .
Leve ao forno por cerca de 30 minutos,  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll