quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Peito de pato com molho de vinho do porto e frutas vermelhas

Por mais raro que seja, 
Ou mais antigo, 
Só um vinho é deveras excelente: 
Aquele que tu bebes calmamente 
Com o teu mais velho 
E silencioso amigo.
(Mario Quintana)


Os achados de sábado no mercado incluíram um lindo peito de pato, que eu nunca tinha preparado antes mas que com certeza vou repetir. Foi fácil e rápido de fazer, casou muito bem com o molho de vinho e framboesas. O único cuidado é não deixar a carne passar do ponto, que é rosadinho no interior. 
Acompanhei com um purê rustico e com brocolini, que salteei na gordura do pato que restou na frigideira. A foto, muito ruim, não fez jus ao prato, que ficou de chorar por mais ...

Ingredientes para duas pessoas
1 peito de pato 
1 copo de vinho do porto
1 copo de vinho tinto
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de chá de mel
1 punhado de frutas vermelhas (usei framboesas)
1 colher de sopa de manteiga
sal, pimenta, azeite 

Modo de fazer
Ligar o forno para pre aquecer a 180 graus. Tempere a carne com sal e pimenta. Com uma faca afiada, faça cortes em losango na gordura do pato, sem chegar até a carne. Aqueça uma frigideira e coloque o pato, com a gordura para baixo. Nao precisa adicionar gordura. Deixe fritar por cerca de seis minutos. Vire e deixe por cinco minutos do outro lado.  
Enquanto isso, em uma panelinha, coloque os vinhos, o balsamico e o mel e deixe ferver. 
Uma vez dourado o pato, coloque em uma forma, cubra com papel aluminio e leve ao forno enquanto finaliza o molho (cuide para não deixar passar do ponto, deve ficar rosada no interior).  
Deixe o molho ferver até reduzir e engrossar levemente. Retire a carne do forno, junte ao molho quaisquer sucos que escorreram da carne e também as framboesas, prove, se preciso adicione sal e pimenta. Por ultimo junte a manteiga, mexendo.  Corte a carne em fatias e sirva com o molho.  

2 comentários:

arquivo

blogroll