segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Tajine de frango, limao e azeitonas


Oh, Marrocos de tagine!

Do cuscuz e dos beijos roubados,

Do mundo além de Chellah,
Dos alegres sorrisos,
Olhos transparentes,
Assim como o Mediterrâneo,
Que nos deixa ver a tua alma.

(Carminha Jecko, Marrocos do amor)



Eu nunca esquecerei a primeira vez que provei este prato em uma viagem, era tipo o 'prato do dia' do restaurante que escolhi, eu não tinha muitas expectativas. Porém a mistura fresca de sabores no molho combinada à untuosidade do frango me pegou de jeito e desde então com bastante frequencia faço este prato na minha cozinha. 
Não tenho a panela marroquina tajine, de tampa cônica, então faco na caçarola comum mesmo, tem que experimentar! 
Ps. deem um desconto pela foto, não estou me dando bem com a câmera nova, e ainda só ao baixar as fotos vi que estão saindo com uma data passada, nada a ver...  Vou ver como corrigir isso. 

Ingredientes
1 bandeja de coxas e sobrecoxas de frango (ou um frango cortado em pedaços)
2 colheres de sobremesa de temperos (ras el hanout, fiz minha própria mistura, com os temperos que tinha em casa: cominho, sementes de coentro, gengibre, cúrcuma, canela e páprica)
azeite, sal
1 cebola picada
1\2 limão em conserva (se não tiver, improvise com o suco de 1 limão e raspas da casca)
1 xícara de azeitonas (de preferencia verdes, mas eu usei pretas)
3\4 de xícara de liquido (água ou caldo de galinha)

Modo de fazer
Comece por temperar o frango. Misture os temperos em uma tigela com uma colher de azeite, adicionando também sal. Use para temperar o frango, massageando para que fique coberto por igual. Deixe o frango descansar nos temperos por pelo menos meia hora. 
Aqueça azeite em uma panela, doure os pedaços de frango. Junte a cebola, deixe refogar um pouco. Juntar o liquido escolhido, cobrir e deixar cozinhar em fogo baixo por cerca de 20 minutos. Adicionar o limão e as azeitonas, deixar cozinhar por mais 15 minutos. Servir com couscous ou arroz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll