quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Receita de peixe assado com crosta de amêndoas e salsinha

A gaivota determinada mergulha na águaVerde. Há um tempo para o peixeE um tempo para o pássaroE dentro e fora do homemUm tempo eterno de solidão(Paulo Mendes Campos, Pesquisa)



Meu bloguinho anda meio abandonado, por motivos alheios a minha vontade, já mencionados aqui no blog. Mas no ultimo fim de semana, a querida e generosa amiga T. me emprestou sua cozinha para um almoço. Pensem numa pessoa feliz, igual criança em loja de brinquedos, assim era eu com um fogão à disposição.
Os lindos peixinhos que estavam 'dando sopa' no mercado foram preparados no forno, resultado leve e saudável, além de delicioso. Segue o passo a passo. 

Ingredientes
4 peixes limpos, pequenos  (usei robalo, mas poderia ser pargo, anchova, carpa, dourado... )
100 g de amêndoas sem pele (ou castanha do pará)
2 fatias de pão amanhecido
1 colher de manteiga 
1 colher de azeite de oliva 
salsinha bem picada
2 limões  (para fatias, suco e raspas da casca)
sal, pimenta

Modo de fazer
Comece pela crosta: triture as amêndoas e o pão. Junte a salsinha, a manteiga e o azeite, tempere com sal, pimenta. Adicione raspas da casca de limão. Misture bem. Coloque a mistura entre duas folhas de papel manteiga e estenda com o rolo, formando uma camada fina. Leve à geladeira.
Tempere o peixe com sal, pimenta e limão. Deixe repousar alguns minutos para pegar o gosto dos temperos. 
Ligue o forno para pré-aquecer. Unte uma forma com azeite, disponha os peixes. Coloque duas fatias de limão no interior dos peixes. 
Retire a crosta da geladeira, solte das folhas de papel, corte em pedaços e disponha sobre os peixes. Não se preocupe se quebrar (se sobrar crosta, guarde para usar em outro prato, fica ótimo, por exemplo nas sobrecoxas de frango assadas). O resultado deve ficar mais ou menos como na foto que segue:



Leve ao forno ate os peixes assarem e a crosta dourar. 

3 comentários:

  1. Imaginei saboreando essas gostosuras ao ler a receita ! E que belo prato! Parabéns você é uma excelente chef !

    ResponderExcluir
  2. Nandi, Rogerio, que bom que gostaram da receita. Muito obrigada pela visita!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll