sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Receita de polvo grelhado ao pesto


Eu quero me afogar na salmoura
dormir na mangedoura
ser um monge de outrora
o dia inteiro fazendo hora
Cortar o mal com tesoura
eu quero o mal
mal quero
e tudo me apavora

O polvo
o povo
a pólvora
tudo enfim
que meu cavalo sente
quando me senta
espora.
(Luiz Solda e Paulo Leminski )



Conto por aqui mais um pouco das recentes aventuras na cozinha. 
Eu sempre tive um certo 'medinho' de fazer polvo, achava meio difícil de preparar, tinha medo de ficar 'borrachudo'. 
Mas quando  afinal tomei coragem, não me arrependi: é muito mais fácil do que eu pensava. Nesta preparação, o polco é primeiro cozido e depois grelhado, ganhando o capricho do molhinho pesto. O resultado é delicioso, combinam tao bem que parece que foram feitos um para o outro! Experimenta e depois me conta!

Ingredientes para 4 pessoas
1 polvo pequeno
6 colheres de azeite de oliva
folhas de 1 maço de manjericão
1 dente de alho
1 punhado de amendoas, ou pinoles, ou castanhas
sal, pimenta

Modo de fazer
Começar por cozinhar o polvo: colocar água em uma panela grande e levar ao fogo. Se o polvo for fresco, dar umas batidas com um martelo ou rolo de cozinha, para ajudar a amaciar a carne. se for polvo congelado, não é necessario dar esta 'surra'. Quando a água ferver, espete o polvo e mergulhe na água fervente 5 vezes, a começar pelos tentáculos, colocando e retirando da água. Depois colocar o polvo na panela e cozinhar até amaciar. cerca de 35 a 45 minutos para um polvo pequeno.  
Preparar o molho pesto, colocando em um processador ou pilão o manjericão, o azeite, o alho e as amêndoas. Por opção, eu bati só um pouco porque queria que o molho ficasse bem rústico, "pedaçudo", mas se preferir pode bater até ficar liso. Temperar com sal.
Aquecer uma grelha ou chapa, cortar o polvo em pedaços, temperar com sal e pimenta e grelhar, pincelando com o molho pesto. Servir com batatas cozidas, ou pão, de qualquer jeito fica delicioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll