quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Truta espalmada com batatinhas ao murro


Lembrem-se: o último e mais importante ingrediente é compartilhar o prato com alguém que amamos. (Do filme: Sabor da Paixão)


Não é muito comum encontrar trutas frescas na minha cidade. Mas em uma visita ao mercado publico, lá estavam as lindas trutas, já limpas e espalmadas. 
Para compartilhar o almoço com a querida filhota, preparei a truta com alcaparras e amêndoas. Nunca tinha preparado truta, me senti desafiada. Foi uma agradável surpresa, rápida e fácil de preparar e absolutamente deliciosa. 
No acompanhamento, só batatinhas ao murro (feitas na frigideira, que com o calor que anda fazendo em 'Forno Alegre', não dá para usar o forno, ninguém merece hehehe) , não precisou nada mais. 

Ingredientes
1 truta espalmada
2 colheres de sopa de amêndoas em lascas
2 colheres de sopa de alcaparras
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de óleo
suco de limão, sal, pimenta branca
350 g de batatatinhas, azeite, sal e alecrim

Modo de fazer
Temperei a truta com sal, pimenta branca e gotas de limão e deixei tomar gosto por alguns minutos. Em uma frigideira, tostei as amêndoas em fogo baixo - é rápido, cuidado para não queimar. 
Aqueci uma frigideira grossa, pincelei com 1 colher de manteiga e o óleo e coloquei a truta com a pele para baixo. Deixei fritar por cinco minutos, depois deslizei o peixe inteiro para um prato e coloquei de volta na frigideira com a pele para cima para dourar o outro lado. 
Em uma panelinha, aqueci 1 colher de sopa de manteiga, juntei as alcaparras e o suco de meio limão, deixei borbulhar, despejei sobre o peixe e depois joguei as amêndoas tostadas.
Para o acompanhamento, as batatas foram cozidas em água salgada, depois escorridos e colocadas na frigideira com um fio de azeite e raminhos de alecrim. Deixei dourar um pouquinho, girando de vez em quando e depois dei batidinhas com a mão fechada sobre as batatas.  Murros, mas com carinho, senão as pobres batatinhas se desmancham todas. ;)

4 comentários:

  1. Delícia Lilica! Simples e delicado. Se aí é difícil achar truta, imagina aqui em SM...
    Bj!

    ResponderExcluir
  2. Queridos, que alegria vê-los por aqui. Por aqui nunca tinha visto, foi a primeira vez, e valeu! Saudade de vocês!

    ResponderExcluir
  3. Apresentação muito linda! Fácil de fazer e super bonito, assim que eu gosto das receitas!
    Adorei a ideia das batatas ao murro na frigideira, bem prático!
    :*

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Rebeca, adorei tua visita. Gosto também de receitas práticas, a vida é uma correira hoje em dia, né? Essa da batata na frigideira foi inventada porque está tão calor em Porto Alegre que não dá a mínima vontade de ligar o forno ... Um abração, volte sempre"

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll