sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

mini pão focaccia

Oi, aqui Cacá, filha da autora e colaboradora do blog.
Tutta pinn-a d ombrisalli
ùmia d eûio de Dian,
pe-i scignuri e pe-i camalli…
(Costanzo Carbone)
Se tem uma coisa que adoro é fazer pão caseiro. Desde que eu era bem pequeninha minha mãe me dava massa de pão para eu sovar, era uma das poucas coisas que eu conseguia fazer e era sempre divertido poder ajudar e se sentir útil. Cresci e o gosto por ficar na cozinha conversando continuou.
A mãe me dizia que meus pães cresciam mais do que o normal e até hoje acho que é verdade. Volta e meia algum pão começa a escorrer da tigela quando deixo descansando. Por um lado quero reclamar porque faz bagunça, por outro acho que é pecado reclamar que o ~pão cresceu demais~ :)
Dessa vez fiz focaccia, um pão italiano fino com massa de azeite de oliva e cobertura de azeite e alecrim. É uma delícia. 
Fiz a receita de pão de soro de kefir da minha mãe com algumas modificações. Vou repassar a receita aqui, mas a receita do pão é dela. 

Ingredientes:
1 kilo de farinha
1 colher de sopa de fermento de pão 
2 xícara de soro (você pode substituir por 1 xícara de água e 1 de leite)
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de azeite de oliva
Para o recheio: azeite de oliva e alecrim é o básico, mas também da pra colocar tomates, flor de sal, cebolas, azeitonas, figos...

Modo de preparo 
Em uma tigela grande, misture a farinha e o fermento. Faça uma 'cova' no meio, com colher de pau. Em separado, aqueça o soro e junte o óleo, o sal e o açúcar. Despeje na tigela com a farinha e vá misturando com a colher de pau. Depois sove a massa. Se precisar, adicione mais farinha ou mais líquido, até dar o ponto de desgrudar da tigela. Unte a tigela, gire a massa, cubra e deixe crescer até dobrar de tamanho (mais ou menos uma hora).
Faça os pães no formato que desejar. Para essa mini focaccia, cortei a massa em tamanhos iguais, fiz bolinhas e fui amassando com os dedos tentando deixar o mais fino possível. Coloquei em forminhas de tortinha que tinha aqui em casa, mas pode colocar em uma assadeira grande também. E dá pra fazer a focaccia inteira, que é o clássico mesmo. Não se esqueça de untar a fôrma, caso não seja anti-aderente.
Depois vem a parte divertida: rechear. Primeiro você mistura o azeite de oliva com o alecrim. Faça furinhos com os dedos na massa e despeje essa mistura em todos os pãezinhos. Coloque também os outros ingredientes caso vá usar. Por último, jogue flor de sal por cima. Deixe crescer  mais 15 minutos coloque pra assar. Se tiver crescido demais, aperte de novo para dentro da massa os ingredientes do recheio, porque se não vão soltar do pão quando estiver assado.
Coloque para assar em forno pré-aquecido a 200º por mais ou menos 20 minutos. Ou faça o equivalente ao teste do palito só que do pão: bate em baixo da fôrma e se o som sair oco é porque está pronto :)
Sirva com um potinho de azeite de oliva, de preferência ainda quentinho.
Certeza que focaccia é o pão mais lindo. Como vocês podem ver, os dessa foto não são os mesmos da anterior, o que significa que eu esse pão é assado aqui em casa muito mais do que deveria :)
Sobre o poema lá de cima:
Sempre que posto aqui no blog da mãe fico um tempo procurando um poema que tenha a ver com a receita. Não consegui traduzir esse direito porque aparentemente é um dialeto italiano, mas o google  traduziu algumas coisas e entendi ser algo como 'todo coberto de umbigos molhados de azeite de oliva, para cavalheiros e para os porteiros' e achei perfeito :) Achei aqui.

2 comentários:

  1. Excelente ideia essa das mini focaccia, Lilica ! Ficaram lindas e deliciosas.
    Bj
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Obrigda, Lylia, adorei tua visita! Cacá é a artista da casa :)

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll