segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Receita de dadinhos de mandioca frita

O nosso amor é tão bom
A comida é que nunca combina
Eu sou do carboidrato
Ela da proteína
Quando encho o prato
Ela termina
(Mariana Veríssimo, Da série amores impossíveis: o Gordo e a Nutricionista)

Vi esta receita pela primeira vez no Come-se, que por sua vez viu no fantástico Panelaterapia. O principio é tão simples que nem precisa de receita ou muita explicação. Mandioca cozida, amassada, temparada com sal e um pouquinho de manteiga é tudo que você precisa. 
Aproveitei para preparar a receita uma sobra de aipim cozido. Cozinhei bastante aipim para fazer bolinho de bacalhau, mas não usei todo. Com os aipins menos macios que sobraram, fiz esses dadinhos deliciosos. 
Ficam bem sequinhos, crocantes por fora e cremosos por dentro. Comidinha de boteco dos deuses!  

Ingredientes
aipim cozido
sal a gosto
1 colher de sopa de manteiga
óleo

Modo de fazer
Amassar o aipim ainda quente, temperar com sal e manteiga. Untar uma forma com óleo e despejar o purê de aipim. Deixar esfriar e levar ao congelador. Antes de estar completamente congelado, mais ou menos uns 40 minutos depois, antes de completamente congelado, marcar os cubinhos, cortando com um faca fazendo um xadrez, mas sem retirar da forma. Retorne ao congelador para endurecer por completo. Retirar da forma, separar os cubinhos, colocar em um saco de congelamento, fechar bem e retornar ao congelador.
Quando for preparar, aquecer bem bastante óleo de fritura em uma panelinha funda  e colocar 4 ou 5 quadradinhos congelados por vez, fritando até ficarem douradinhos.




5 comentários:

  1. Esse tipo de receita é aquela que enche a gente de água na boca. Hummm...
    Quero algumas aqui.
    Hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! E preciso te dizer que de lá pra cá tem sempre no freezer. Cuidado, esse negocinho é viciante :) Vou te mandar pelo correio, que tal? :) Um abração, volte sempre!

      Excluir
  2. Essa dos dadinhos eu adorei pois deixou o prato bonito além de gostoso , e a aquela poesia de apresentação ''do gordo e a nutricionista ''. É realmente emocionante .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma delícia, Nandi, tens que experimentar!

      Excluir
  3. PArece meio trabalhoso, mas a aparêcia tá bem bonita

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll