quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Matambre braseado

Não comerei da alface a verde pétala
Nem da cenoura as hóstias desbotadas
Deixarei as pastagens às manadas
E a quem maior aprouver fazer dieta.

Cajus hei de chupar, mangas-espadas
Talvez pouco elegantes para um poeta
Mas peras e maçãs, deixo-as ao esteta
Que acredita no cromo das saladas.

Não nasci ruminante como os bois
Nem como os coelhos, roedor; nasci
Omnívoro: dêem-me feijão com arroz

E um bife, e um queijo forte, e parati
E eu morrerei feliz, do coração
De ter vivido sem comer em vão.

(Vinícius de Moraes, Não comerei da alface a verde pétala)


Faz muito tempo que não publico por aqui uma receita de carne vermelha. Temos feito pouco, e quando fazemos, repetimos receitas que já passaram por aqui. 
Até que deu vontade de provar um matambre, que minha madrinha, falecida muito cedo, preparava maravilhosamente bem.  
Como não tenho a receita dela, resolvi cozinhar de um jeito diferente, com  o método de cozimento longo em fogo baixo. Claro que dá para apressar o preparo na panela de pressão, mas assim cozida lentamente fica muito mais gostosa. Demora mais, mas vale o resultado: a carne cozida em fogo baixíssimo dentro da panela de ferro se desfaz ao toque do garfo. O molho fica espesso e aromático. 
A receita rende, porque é um prato forte, do qual se come porções pequenas. Para harmonizar com o sabor acentuado da carne e do molho, um quibebe de moranga com uma pegada adocicada fez o par perfeito. Mas um macarrão, polentinha ou risoto também mandariam bem. 

Ingredientes
1/2 peça de matambre (cerca de 900g)
1 fio de óleo
1/2 cebola picada
1/2 cenoura picada
1/2 talo de alho porró picado
1 xícara de vinho tinto
3 tomates picados
2 xícaras de caldo de carne
sal, pimenta
ervas picadas ou molho pesto para o recheio

Modo de fazer
Limpar a carne e abrir a manta sobre a superfície de trabalho. Temperar com sal e, se gostar, pimenta. Colocar a parte mais gordurosa para baixo. Colocar por cima algumas colheradas do recheio escolhido, espalhando. Enrolar a peça de carne como um rocambole, amarrando bem firme com barbante. Eu preferi fazer rolinhos mais estreitos, então cortei ao meio e fiz dois rocamboles menores.     
Na boca do fogão, aquecer em uma panela de fundo grosso (usei uma panela de ferro) o óleo e dourar a carne. Retirar a carne, reservando, e na mesma panela refogar a cebola, a cenoura e o alho porró. Juntar o tomate e deixar cozinhar um pouco. Adicionar o vinho à panela, deixar reduzir um pouco. Depois, juntar o caldo de carne e o matambre enrolado, tampar a panela e colocar na menor boca do fogão, em fogo baixíssimo, por cerca de 3 horas. Vigie de vez em quando. Caso seque, pingue um pouco de água quente.  
Corte o matambre em pedaços e sirva com o molho que restou na panela. Caso tenha ficado muito liquido, deixe a panela aberta para reduzir um pouco o molho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll