quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Receita fácil de caramelo à flor de sal

Deixa nascer, o amor
Deixa fluir, o amor
Deixa crescer, o amor
Deixa viver, o amor
O sal da terra (Beto Guedes, Sal da terra)




Esta calda de caramelo com flor de sal é de comer rezando, absolutamente deliciosa. Pode parecer estranho adicionar sal em uma calda doce, mas no caso o sal quebra a doçura excessiva e ao mesmo tempo realça os demais sabores. Não tem como explicar, só mesmo provando essa delícia" 
A receita que segue é uma versão simplificada, pois em vez de fazer o caramelo de açúcar leva açúcar mascavo. Mas não fica devendo à receita original. 
A consistência depois de fria é de doce de leite. Guarde na geladeira em potes fechados, dura bastante. Vale preparar a calda em quantidades maiores, para colocar em vidros esterilizados e dar de presente para as suas amigas 'formiguinhas'. 
Fica maravilhosa para passar no pão, na torrada, com sorvete, acompanhar os churros, para fazer tortas, calda de bolo... Só tem um perigo: é viciante!

Ingredientes
1/4 de xícara de manteiga
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de creme de leite
1/2 colher de chá de flor de sal ou 1/4 de colher de chá de sal comum
1  colher de chá de extrato de baunilha

Modo de fazer
Em uma panelinha. aquecer a manteiga, juntar o açúcar, o sal e o creme de leite. Misturar bem. Deixar ferver em fogo baixo por cinco minutos, mexendo de vez em quando. Retirar do fogo, juntar a baunilha. Provar, cuidando para não se queimar. Se for o caso, adicionar mais sal ou baunilha a gosto.

Um comentário:

arquivo

blogroll