segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Receita de spätzle de moranga


O pardalzinho nasceuLivre. Quebraram-lhe a asa.Sacha lhe deu uma casa,Água, comida e carinhos.Foram cuidados em vão:A casa era uma prisão,O pardalzinho morreu.O corpo Sacha enterrouNo jardim; a alma, essa voouPara o céu dos passarinhos! (Manuel Bandeira, O Pardalzinho)



No blog tem várias receitas de spätzle, as pequenas massinhas cuja receita veio para o Brasil trazida pelos imigrantes alemães. O nome spätzle significa pardalzinho, porque o formato das massinhas quando feitas com colher lembra o passarinho (pronuncia-se schpétzle). 
Pela primeira vez, fiz uma versão de spätzle com abóbora. Adorei,  ficaram muito levinhos e delicados. 

Como todos os spätzle, ficam ótimos acompanhando pratos com molho de tomate, ragu ou carne de panela, ou molho de queijo. Eu optei por fazer um prato totalmente vegetariano: como molho usei pesto de salsinha (tem receita aqui no Lilica Gourmet). Adorei o contraste de cores e sabores. 


Ingredientes: 
1 xícara de abóbora cozida 
1 ovo 
1 xíc. de água
1 e 1/2 xíc. de farinha de trigo
sal, noz moscada

Modo de fazer
Misture numa tigela o ovo, a abóbora amassada e a água (se quiser use o liquidificador, eu fiz à mão mesmo). Adicione a farinha de trigo (mais ou menos uma xícara e meia), batendo a massa com um garfo ou colher até ficar com consistência intermediária entre bolo e panqueca. Tempere com uma pitada de sal e outra de noz-moscada ralada. Deixe a massa descansar um pouco. 
Coloque bastante água em uma panela, com um pouco de sal. Quando ferver, faça os spätzle jogando porções da massa na água fervente. Eu uso um aparelhinho próprio, mas se não tiver dá para improvisar com um espremedor de batatas ou escorredor de massa de buracos grandes; também funciona cortar porções da massa sobre uma tábua, deslizando para a panela, ou jogar na panela pequenas porções de massa, com uma colher. Esse último método é o mais usado na colonia alemã no interior do Rio Grande do Sul.
Quando a massa 'subir', está pronta. Retire com uma escumadeira (cuidado, são bem delicados), coloque o molho e sirva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll