terça-feira, 11 de agosto de 2015

spätzle e goulash

Oi! Aqui Cacá, filha da autora e colaboradora do blog.
Hoje trago uma receita que me lembra a infância. Cresci comendo cless na casa da minha avó e ela sempre faz pra mim toda vez que visito. Não sei porque aqui nas colônias alemãs do sul esse prato é conhecido como "cless", mas parece muito com o spätzle, só muda o formato. A receita de spätzle já apareceu aqui no Lilica Gourmet em 2010 e só reescrevi ela aqui.
O goulash é na verdade uma sopa de carne, mas pra mim é carne de panela mesmo. Geralmente leva páprica, mas não usei nessa receita. Carne de panela é que nem arroz, né? Cada um tem o seu jeitinho de fazer... Eu não sou muito paciente na cozinha então sempre faço carne de panela na pressão para acelerar o processo. Essa é a minha receita:

Para a carne de panela/goulash na panela de pressão:
Ingredientes:
meio quilo de carne, mostarda, 1 cebola, 2 dentes de alho, bacon, vinho branco óleo, sal e pimenta.
Modo de fazer:
Corte em cubos grandes meio quilo de carne (usei músculo, mas pode ser qualquer carne que se use para fazer carne de panela) e tempere com sal e pimenta. Esfregue um pouco de mostarda na carne e deixe pegar o gosto enquanto corta os outros ingredientes.
Corte uma cebola média, 2 dentes de alho e duas tiras de bacon em pedaços pequenos. Comece fritando o bacon dentro da própria panela de pressão até começar a dourar. Jogue as cebolas e o alho e deixe refogar por 1 ou 2 minutos, cuidando para não queimar. Depois tire tudo isso da panela, coloque mais um pouco de óleo e o jogue as carnes.
Pra mim, esse é o momento crucial da carne de panela, que vai definir se ela vai ficar gostosa ou não: você tem que "tampar" a panela (não fechar completamente para não pegar pressão, só colocar a tampa ali em cima mesmo) e deixar uns 10 minutos desse jeito. A carne vai ficar bem escura e vai criar uma crosta dentro da panela. Aí você joga algum líquido e vai "limpando" as paredes da panela. Eu geralmente uso a primeira bebida alcoólica que tem à mão, pode ser vinho, cachaça... O objetivo é que as paredes e o fundo da panela fiquem "limpos" de novo e todo o gosto daquela crosta vá para o seu molho. É isso que deixa ele delicioso.
Aí depois jogue na panela de volta o refogado de cebola, alho e bacon, junto com uma lata de tomate pelado. Complete com água até cobrir toda a carne e dê uma mexida para juntar tudo. Tampe a panela e conte 40 minutos a partir de quando a panela pegar pressão. Quando passarem os 40 minutos, remova a pressão, abra a panela e coloque em fogo alto para reduzir o molho e ficar bem denso.  Não esqueça de mexer a panela de vez em quando. Dependendo de quando líquido ainda tiver, vai demorar uns 15/20 minutos, então é o momento ideal para colocar água para ferver e ir finalizando o spätzle.
Para o spätzle/cless:
Ingredientes: 1 ovo, 1 xíc. de leite, 1 xíc. e meia de farinha de trigo, sal, noz moscada, manteiga e salsinha.
Modo de fazer:
Misture numa tigela um ovo, uma xícara de leite, uma pitada de sal e outra de noz-moscada ralada. Adicione farinha de trigo (mais ou menos uma xícara e meia), batendo com um garfo até a massa ficar com consistência intermediária entre bolo e panqueca. Aprendi que o ideal é que a massa seja feita com um pouquinho de antecedência, então fiz ela antes de começar a preparar a carne e deixei na geladeira, batendo de vez em quando. Isso não é obrigatório, no entanto. Cozinhe como se fosse um macarrão, em uma panela com bastante água fervente e sal.
Aqui em casa temos uma máquina de spätzle, que faz eles ficarem pequenos e iguaizinhos, mas dá tranquilamente para fazer com 2 colheres, jogando a massa direto na água, ou com uma tábua e uma faca, que nem minha mãe ensinou lá no post de 2010.
Mexa a panela um pouquinho para os spätzles não grudarem um nos outros. Ele cozinha igual nhoque, quando "sobe" é porque está pronto. Aí escorra e coloque em uma panela grande (pode ser a mesma do cozimento) ou frigideira com um pouco de manteiga e um pouco do caldo da carne para criar um molhinho, mexendo sempre.
Sirva o spätzle em um prato fundo com a carne de panela por cima. Finalize com salsinha.
Essa receita dá para duas pessoas.
É quase tão bom quanto o da minha avó :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll