sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Receita de amor em pequenos gestos: mini tarte tatin

Millions saw the apple fall, but Newton was the one who asked why. (B Baruch)





Porque as pequeninas maçãs caíram da arvore? Elas fizeram fila para se tornarem lindas mini tortas tatin na minha cozinha :) 
Essas tortas foram resultado da brincadeira de sábado na cozinha. A ideia surgiu ao ver a pilha de lindas minimaçãzinhas na feirinha ecológica. Uma inspiração dessas é a salvação da cozinheira: acaba com aquela velha dúvida: o que fazer para o almoço da família?
Na preguiça de fazer massa, usei a massa de pastel folhado comprada pronta que tinha em casa, e ó, ficou ótima, sem frescuras. 

Ingredientes
8 maçãs bem pequenas
8 colheres de açúcar
1 colher de manteiga
massa folhada (usei apenas 4 unidades do pacote de 12 massinhas para pastel de forno)
Opcional: creme de leite fresco ou sorvete para servir

Modo de fazer
Descascar as maçãs, retirando o centro, mas mantendo as frutas inteiras (fica parecendo uma rosquinha, um pequeno donut).
Em uma frigideira, caramelizar o açúcar, em fogo baixo, agitando a frigideira, até obter um caramelo claro. Colocar as maçãs e a manteiga na frigideira do caramelo, deixando por 8 a 10 minutos em fogo baixo, depois virarem para cozinhar o outro lado. As maçãs vão adquirindo um lindo tom dourado.  
Ligar o forno bem quente para pré-aquecer. 
Distribuir as maçãs e o caramelo em pequenas forminhas (eu usei as de pão de mel). Reservar.
Retirar a massa folhada da geladeira, cortar círculos com diâmetro um pouco maior do que o das forminhas. Colocar por cima das maçãs, pressionando de leve na parte de dentro das forminhas.




Levar ao forno bem quente por 15 minutos ou até a massa crescer e ficar douradinha. As tortinhas ao sairem do forno estavam assim:



Desenformar morna, virando as forminhas sobre o prato de sobremesa. Servir logo. Se quiser, acompanhar com uma bola de sorvete ou uma colherada de creme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll