sexta-feira, 10 de julho de 2015

Receita de torta de sorvete de doce de leite

Felicidade foi-se embora
E a saudade no meu peito ainda mora 

(Lupicinio Rodrigues, Felicidade) 



Essa sobremesa foi inventada em uma dia em que eu queria fazer um prato especial para um almoço de despedida de uma amiga que estava se mudando para longe.  Daí saiu esta torta de sorvete.
Pensa em um doce gostoso, camadinhas de merengue, sorvete cremoso que derrete na boca... ficou delicioso, todos repetiram.   
Ainda que o resultado seja maravilhoso, e o preparo não é tão difícil como parece. Se você sabe fazer merengue, sabe fazer esta torta, que foi feita com dois discos de merengues assados, entremeados por dois sorvetes de doce de leite, um deles caseiro e outro feito com sorvete de creme comprado pronto, 'incrementado' com doce de leite. 
Na fatia cortada se vê as diferentes camadas que compõem este doce: 




Sem mais, segue o mapa do tesouro a receita :)


Ingredientes
3 claras
3 colheres de sopa de açúcar
gotas de limão
1 pote de sorvete de creme
700 g de doce de leite
1 lata de creme de leite
1 pote pequeno de creme de leite fresco
1 colher de sopa de açúcar

Modo de fazer
Primeiro prepare a forma para assar os merengues. Para montar o doce, voce precisa de uma forma redonda, de preferencia desmontável. Desenhe em papel manteiga dois círculos usando o tamanho interno dessa forma como medida e coloque em uma assadeira.   
Prepare os merengues, colocando as claras e o açúcar em uma tigela. Coloque a tigela sobre uma panelinha com água em fogo baixo, sem deixar o fundo da tigela encostar na água quente. Mexa, até aquecer as claras, estando a temperatura ainda suportável. 
Coloque a mistura na tigela da batedeira, junte gotas de limão e bata até que a misture esfrie, espesse e forme picos.  Comece a bater em velocidade baixa, aumentando depois.
Com uma colher, espalhe sobre o papel manteiga, observando o tamanho dos círculos previamente marcados, para obter dois discos de merengue. Alise a superfície dos discos com uma colher.  Com o merengue que sobrar, faça pequenos suspiros alongados. 
Leve ao forno, inicialmente a 140 graus, por 15 minutos, depois baixando o máximo possível até os merengues ficarem consistentes e secarem (leva mais de uma hora). Desligue o forno e deixe esfriarem (se possível dentro do forno desligado).
Para montar o doce, retire o sorvete do congelador alguns minutos antes para amolecer um pouco. Monte a forma redonda. Coloque no fundo da forma o disco de sorvete. 
Abra o pote de sorvete, coloque o conteúdo em uma tigela e misture metade do doce de leite. Não se preocupe em deixar homogêneo, os 'riscos' de doce de leite só vão valorizar o resultado final. Coloque o sorvete com doce de leite sobre o disco de merengue, alisando a superfície. Na tigela, coloque o restante do doce de leite, junte o creme de leite e misture. Você obterá um creme mais escuro que o anterior. Despeje sobre a camada anterior, por cima coloque o outro disco de suspiro, cubra a forma com papel filme e leve ao congelador.   
Bata o creme de leite fresco, bem gelado, em chantilly, junte a colher de sopa de açúcar e reserve em pote fechado na geladeira.  
Depois que estiver firme, desenforme, coloque em um prato de servir e decore com o chantilly e os suspiros pequenos, quebrados. Sirva, ou retorne ao congelador até a hora de servir. 




4 comentários:

  1. É uma das minhas favoritas! Que desejo dessa gostosura!

    ResponderExcluir
  2. Lylia, obrigada, ficou muito delícia mesmo essa torta. Eu fiquei tão feliz de ver que a receita imaginada deu certo na prática - nem sempre isso acontece ;). Experimenta ai no Planalto, depois conta por aqui :) Essa a razão do blog, Le, compartilhar as receitas gostosas!

    ResponderExcluir
  3. Uma das melhores tortas do mundo, para quem gosta do doce é um sonho!!!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll