terça-feira, 7 de julho de 2015

Receita de pão australiano de batedeira

Se o amor é como um grão
Morre, nasce, trigo
Vive, morre, pão
(Gilberto Gil, Grão)



Quem acompanha este blog (alô, Mãe!) sabe que eu adoro fazer pão em casa, sovando a massa à mão. Mas no sábado de manhã eu estava um pouco apressada e querendo fazer outras coisas, de modo que resolvi sovar o pão na batedeira. Misturei os ingredientes na tigela, liguei a máquina e fui fazer outras coisas. Em menos de dez minutos a massa do pão estava lindamente pronta. 
Usei o mesmo método que uso sempre: aquecer os líquidos, gordura e açúcar, depois misturar na farinha com o fermento. Se preferir fazer o pão à mão, sove a massa em vez de levar a batedeira. Só não deixe de experimentar! Ainda quentinho, com manteiga, é dos deuses!

Ingredientes:
300 ml de água morna
2 colheres de sopa de manteiga 
1/4 xícara de melado
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
4 xícaras de farinha de trigo (se quiser, usar 1/4 de farinha integral e 1/4 de farinha de centeio) 
2 colheres de chá de fermento seco
2 colheres de sopa de cacau em pó
2 pitadas de sal 
1 colher de sopa cheia de fubá

Modo de preparo:
Armar a batedeira com o batedor em formato de gancho, para massas pesadas. 
Em uma panelinha, aquecer a água com a manteiga e o melado e o açúcar. Na tigela da batedeira, colocar a farinha e o fermento. Despejar a mistura líquida morna sobre a farinha, mexendo. Ligar a batedeira em velocidade baixa, juntar o sal e bater por mais ou menos dez minutos. 
Desligar, fazer uma bola com a massa e colocar em uma tigela untada. Cobrir a tigela e deixar levedar até dobrar de volume. Dividir a massa em 3 e modelar pães alongados, sobre a bancada polvilhada com fubá. Deixar descansar mais meia hora. Depois levar ao forno a 180 graus. por mais ou menos 40 minutos.
Retirar do forno e deixar esfriar um pouco, se possível sobre uma grade:



Cortar em fatias e servir com manteiga.



Se quiser fazer a manteiga aerada para acompanhar o pão, igual à da famosa rede de restaurantes, bata 100 g de manteiga e adicione 2 a 3 colheres de sopa de água gelada, batendo até incorporar. 

2 comentários:

  1. É mesmo né? Só o cheirinho do pão de casa assando já é tudo de bom. quando sai do forno essa maravilha, então ... é correr pro abraço ! Obrigada pela visita !

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll