terça-feira, 7 de julho de 2015

Receita de pão australiano de batedeira

Se o amor é como um grão
Morre, nasce, trigo
Vive, morre, pão
(Gilberto Gil, Grão)



Quem acompanha este blog (alô, Mãe!) sabe que eu adoro fazer pão em casa, sovando a massa à mão. Mas no sábado de manhã eu estava um pouco apressada e querendo fazer outras coisas, de modo que resolvi sovar o pão na batedeira. Misturei os ingredientes na tigela, liguei a máquina e fui fazer outras coisas. Em menos de dez minutos a massa do pão estava lindamente pronta. 
Usei o mesmo método que uso sempre: aquecer os líquidos, gordura e açúcar, depois misturar na farinha com o fermento. Se preferir fazer o pão à mão, sove a massa em vez de levar a batedeira. Só não deixe de experimentar! Ainda quentinho, com manteiga, é dos deuses!

Ingredientes:
300 ml de água morna
2 colheres de sopa de manteiga 
1/4 xícara de melado
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
4 xícaras de farinha de trigo (se quiser, usar 1/4 de farinha integral e 1/4 de farinha de centeio) 
2 colheres de chá de fermento seco
2 colheres de sopa de cacau em pó
2 pitadas de sal 
1 colher de sopa cheia de fubá

Modo de preparo:
Armar a batedeira com o batedor em formato de gancho, para massas pesadas. 
Em uma panelinha, aquecer a água com a manteiga e o melado e o açúcar. Na tigela da batedeira, colocar a farinha e o fermento. Despejar a mistura líquida morna sobre a farinha, mexendo. Ligar a batedeira em velocidade baixa, juntar o sal e bater por mais ou menos dez minutos. 
Desligar, fazer uma bola com a massa e colocar em uma tigela untada. Cobrir a tigela e deixar levedar até dobrar de volume. Dividir a massa em 3 e modelar pães alongados, sobre a bancada polvilhada com fubá. Deixar descansar mais meia hora. Depois levar ao forno a 180 graus. por mais ou menos 40 minutos.
Retirar do forno e deixar esfriar um pouco, se possível sobre uma grade:



Cortar em fatias e servir com manteiga.



Se quiser fazer a manteiga aerada para acompanhar o pão, igual à da famosa rede de restaurantes, bata 100 g de manteiga e adicione 2 a 3 colheres de sopa de água gelada, batendo até incorporar. 

5 comentários:

  1. É mesmo né? Só o cheirinho do pão de casa assando já é tudo de bom. quando sai do forno essa maravilha, então ... é correr pro abraço ! Obrigada pela visita !

    ResponderExcluir
  2. Usando apenas a farinha branca fica bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica, sim, pode fazer que dá certo! Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Bom dia! Se quiser fazer com levain, você sabe quanto devo usar? Posso usar o levain e o fermento biológico? O que muda na receita? Obrigada

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll