terça-feira, 19 de maio de 2015

Sopa de lentilha vermelha e abóbora com gorgonzola



Aproveitei o dia um pouco frio para fazer uma sopinha para as queridas amigas que vieram almoçar, juntando na panela lentilha vermelha, abóbora e gorgonzola.
Há muito tempo a lentilha vermelha andava sumida do mercado, agora reapareceu na banca de cereais da feirinha, e toda feliz eu trouxe um pacotinho das lindas pepitas para casa. Ela cozinha muito rapidamente, mas a cor desbota bastante depois de cozida, infelizmente. Mas nesta sopa, as douradas aboboras emprestaram sua cor e sabor às lentilhas vermelhas. 
Cor linda, sabores opostos mas complementares, conforto total no céu da boca!!! E o melhor: ficou pronta em menos de trinta minutos.

Ingredientes para 4 porções
1 cebola pequena
1 xícara de lentilhas vermelhas 
1/2 abóbora cabotiá pequena
1 litro de água ou caldo de galinha
azeite de oliva, sal, pimenta branca, noz moscada  
90 gramas de gorgonzola
cebolinha verde para decorar

Modo de fazer
Tirar a casaca, as sementes e fiapos da abóbora, cortar em pedaços. Picar a cebola. 
Em uma panela, aquecer o azeite de oliva, refogar a cebola, juntar a lentilha e a abóbora, mexendo. Adicionar a água ou caldo e deixar cozinhar. Tempere a gosto (usei sal, pimenta branca e noz moscada. 
Depois de tudo cozido, desligar o fogo, deixar esfriar um pouco e bater a sopa no liquidificador, retornando à mesma panela.
Na hora de servir, aquecer a sopa e juntar o gorgonzola esfarelado, servindo logo a seguir. 

2 comentários:

  1. Sabe que ainda não conheço lentilha vermelha? Assim que achar vou fazer essa sopa que me pareceu deliciosa.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Lylia, eu adoro, estava chateada que há meses não aparecia no mercado. Na tua cidade tu achas fácil, pelo queme lembro,. Experimenta, é super versátil! Começa com essa sopa, mas não vais parar por ai :) Beijão!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll