terça-feira, 26 de maio de 2015

Cacio e pepe e sorte de principiante

“In Italy, they add work and life on to food and wine.” (Robin Leach)



Este prato leva somente 3 ingredientes, ou melhor, cinco, contando o sal e a água. Esta última é fundamental, pois a adição de água quente do cozimento da massa é que emulsiona o queijo, fazendo o molho cremoso. 
Dizem que é bastante complicado de acertar o ponto exato desse prato, justamente pela sua simplicidade. 
Creio que tive sorte de principiante, porque com ajuda da filhota preparamos para o jantar e ficou muito gostoso (Aliás, foi sorte demais, pois com a geladeira praticamente vazia por ser véspera de visita ao mercado e à feira, eu não tinha um plano B...). 

Ingredientes, para 3 pessoas
250 g de macarrão
90 g de queijo pecorino 
pimenta do reino preta moída na hora,  a gosto
sal

Modo de fazer
Coloque uma panela com água para cozinhar o macarrão. Salgue levemente. Quando ferver, junte o macarrão.
Enquanto o macarrão cozinha, rale fino o queijo e misture com a pimenta. Reserve.
Mais ou menos um minuto antes do tempo de cozimento recomendado, retire o macarrão da panela, sem escorrer toda a água. Não se preocupe que o macarrão termina de cozinhar no molho.
Imediatamente, coloque em uma frigideira de bom tamanho (na qual caiba toda a massa cozida) duas conchas da água do cozimento do macarrão. Espere ferver de novo e junte o macarrão. Vá jogando aos poucos a mistura de queijo e pimenta e mexendo sem parar. Se necessário, coloque mais água do cozimento, mexendo até que se forme um molho grosso envolvendo o macarrão. Sirva imediatamente, jogando por cima mais um pouco de queijo e pimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll