sexta-feira, 8 de maio de 2015

Bolo de limão e ricota

Cakes are special. Every birthday, every celebration ends with something sweet, a cake, and people remember. It's all about the memories. (Buddy Valastro)



Fiz este pequeno bolo de ricota e limão para levar para sobremesa em um almoço na casa dos queridos tios. A foto no livro era linda, além do que a combinação de ingredientes parecia muito interessante.
Achei que talvez pudesse não dar muito certo, por causa da textura e sabor diferente da ricota feita no Brasil. Mas foi um dos melhores bolos que já fiz, singelo, não muito doce, o leve azedinho do limão . além disso tem uma textura ótima. 
O livro de onde tirei a receita foi o ótimo Cuisine entre amis, do Jean Soulard.  Aproveitando a época dos figos, fiz o acompanhamento sugerido no livro, figo e limão grelhado. Mas  se não tiver, manda só o bolo que vale, é espetacular.  

Ingredientes para um bolo pequeno, em forma de 10 cm, para 4 pessoas
4 colheres de sopa de manteiga em ponto de pomada
1/2 xícara de açúcar
1/4 de xícara de ricota
2 ovos, clara e gemas separadas 
1/2 xícara de farinha
casca ralada de limão siciliano
2 colheres de sopa de suco de limão sicilinao
1 colher de chá de fermento químico 
açúcar de confeiteiro para a decoração
4 figos  
fatias de limão siciliano

Modo de fazer 
Unte uma forma pequena,coloque um disco de papel manteiga no fundo e unte e enfarinhe. Reserve. Pré-aqueça o forno a 180 graus. 
Bata a manteiga com o açúcar, junte a ricota. Bata as gemas e junte à mistura anterior. Adicione a farinha, o fermento, o suco e as raspas de limão, misturando. Bata as claras em neve e incopore o mais delicadamente possível à mistura anterior.
Despeje na forma preparada e asse por cerca de 25 a 30 minutos. Faça o teste do palito, se sair seco, está pronto.
Deixe esfriar, desenforme e polvilhe de açúcar de confeiteiro. Se quiser, aqueça uma grelha bem quente e grelhe as metades de figo e as fatias de limão, para decorar o bolo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll