sexta-feira, 15 de maio de 2015

A saga do frango desossado recheado


Cooking is like love. It should be entered into with abandon or not at all.(Harriet Van Horne)




Uso, uso,  uso, Jacques Pepin é meu muso!
No fim de semana meio preguiçoso, comprei um frango inteiro para assar. No que coloquei na bancada da cozinha, me dei conta que nesse dia eu não estava a fim do velho e adorável frango assado inteiro. 
Pensando em alguma variação, e olhando os lindos espinafres trazidos da feirinha orgânica, resolvi desossar o frango, na intenção de recheá-lo com o espinafre.
O problema é que já vai distante o primeiro e memorável dia de aulas no curso de cozinha da confraria feminina, no qual fui encarregada da difícil missão de desossar o frango na frente de toda a turma de colegas (meu desempenho nesse dia mereceria um tratado sobre a coragem - ou a falta dela - assunto para outro post rsrsrs). 
Então lembrei deste video do cozinheiro francês Jacques Pepin, radicado nos Estados Unidos, no qual o método é um pouco diferente do ensinado em aula, mas que em teoria parecia fácil. 
Coloquei o vídeo rodando no celular sobre a bancada da cozinha, e eu a reproduzir os movimentos do mestre (já disse que os vizinhos do prédio ao lado devem achar que sou louca, né?). Várias interrupções depois, vi que a parada não era tao fácil como parecia....  O chef desossa o frango em cerca de oito minutos, eu levei mais que o dobro de tempo para que ficasse mais ou menos parecido :)
Enfim, depois do trabalho difícil, o resto é barbada: recheia, enrola e leva ao forno, tendo como resultado um prato suculento e delicioso, além de lindamente dourado, como se vê na foto. 
Sem mais delongas, vamos à saga, opa, à receita.

Ingredientes
1 frango inteiro
1 maço de espinafres frescos ou 1 pacote de espinafre congelado
1 ricota pequena
sal, pimenta, noz moscada

Modo de fazer
Abra o frango pelas costas e desosse, seguindo a técnica do vídeo cujo link coloquei ali acima, no texto. 
Abra o frango na tábua de cozinha, tempere a gosto  (eu usei sal e pimenta). 
Pré-aqueça o forno. 
Esfarele a ricota e coloque em uma tigela. Cozinhe o espinafre por alguns minutos em uma panelinha com apenas algumas colheres de água (ou descongele, se estiver usando o espinafre congelado. Escorra, corte picadinho e adicione à ricota esfarelada. Tempere com sal, pimenta e uma pitada de noa moscada.  
Coloque o recheio sobre o frango e enrole, fazendo um rolo tipo rocambole. Amarre com barbante de cozinha para que mantenha o formato, fechando bem as pontas para não deixar escapar o recheio. 
Aqueça uma frigideira grande, coloque um fio de óleo e doure o rolo, girando para que pegue cor uniformemente. Na mesma frigideira, se for do tipo que possa ir ao forno, ou em uma assadeira, leve o frango ao forno quente para terminar de cozinhar. 
Nessa hora, aproveitei e juntei na mesma assadeira batatinhas miúdas cortadas ao meio e levemente cozidas, que foram ao forno somente para dourar junto com o frango.  








3 comentários:

  1. Não sou assim tão prendada que nem você, nunca desossei o frango, mas adoro frango assado inteiro, digo que tem cara de dia de domingo. Salivei com essa sua sugestão. Nunca mais tinha passeado por aqui, desde que mudei meu blog para o wordpress, acabei que perdi as atualizações dos blogs, tenho achado ruim , mas ainda não arrumei um jeito de arrumar, mas vou providenciar. Preciso! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Teretetê, que gracinha receber sua visita por aqui, vinda da sua terra tão longe! Saudades tuas!

    ResponderExcluir
  3. Guria, não precisa ser muito prendada para desossar o frango, só tem que ter paciência e tentar. Me conta depois o resultado!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll