sexta-feira, 10 de abril de 2015

Obama vem para jantar: sopa creme de milho



Combinar no mesmo prato de sopa ingredientes tão diferentes como milho, geleia de pimentão e creme de manjericão? Yes, we can! Esta sopa, inspirada na sopa preparada pelo chef americano Graham Elliot para o 49o aniversário do presidente americano, ficou deliciosa. Levíssima, saborosa, os sabores se combinando na boca. Um dos melhores pratos feitos com milho que já provei.  
Adaptei um pouco a receita, porque mascarpone no Brasil não é nada fácil de encontrar, além de ser muito caro. Substitui por creme de ricota, que mandou muito bem no prato. 
Ingredientes
6 espigas de milho
1 cebola pequena
1 dente de alho
400 ml de leite 
1 pimentão vermelho
1/2 pote de creme de ricota 
2 colheres de folhas de manjericão 
2 colheres de açúcar
sal, pimenta, azeite de oliva, aceto balsâmico
Modo de fazer
Retirar os grãos de milho das espigas, levar ao fogo com água fervente. Deixar ferver um minuto, escorrer. Reservar  um quarto dos grãos. 
Em uma panela, aquecer o óleo, refogar a cebola, o alho e a porção maior dos grãos de milho. Juntar o leite e cozinhar por trinta minutos. Temperar com sal e pimenta. Reservar.
Colocar o pimentão sobre a chama do fogão, até escurecer a pele. Retirar, deixar esfriar e tirar a pele. Cortar me cubos pequenos. Colocar em uma panelinha junto com o balsâmico e o açúcar, deixar cozinhar até obter uma geléia.  Reservar.
Picar bem o manjericão e juntar ao creme de ricota. 
Fritar os grãos de milho reservado em uma frigideira quente, untada com azeite. 
Para finalizar, aquecer o creme de milho, sem deixar ferver. 
Colocar nos pratos a guarnição: uma colherada do pimentão, alguns grãos de milho e o creme de manjericão. Despejar a sopa aquecida. 


4 comentários:

  1. Que delíciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!

    ResponderExcluir
  2. Uma delícia essa sopa. Essa eu provei.

    ResponderExcluir
  3. eu tinha comentado nesse tb, acho q meus comentários não estão indo hehehe
    fiquei com vontade de inventar uma sopa q o nome é CACÁ VEM PARA JANTAR :)

    ResponderExcluir
  4. Maria Ines, Bet?, que delicia a visitinha de voces por aqui. Essa sopa vale, né? Cacá, fiquei curiosa, o que teria na tua sopa (aliás tá ai um belo nome para um post :))

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll