sexta-feira, 24 de abril de 2015

Receita de chajá e aniversário



Defender la alegría como una trinchera

defenderla del escándalo y la rutina

de la miseria y los miserables

de las ausencias transitorias

y las definitivas.
(Mario Benedetti, em Botella al Mar)




Como prometido, segue a receita do doce típico uruguaio, servido no jantar temático da confraria feminina, sobre o qual falei na semana passada. Trata-se do chajá (pronuncia-se tiarrá), criado há quase cem anos no distrito de Paysandú. Para saber mais sobre esta sobremesa, veja aqui
Lembrando uma mistura de bolo e eton mess, com algo de pavlova, é um doce muito gostoso e de bonita apresentação e que admite muitas variações, com outras frutas, com disco de merengue, com chantilly, com doce de leite... Na verdade, gostei tanto que já estou pensando em preparar uma versão sem glúten e uma versão rápida. Depois conto se deram certo!
Por enquanto fiquem com a receita original que os chefs Laport e Acosta trouxeram de Colonia de Sacramento, a qual gentilmente permitiram que seja compartilhada com os queridos leitores. Que belo presente pelos cinco anos do Lilica Gourmet!
Façam bom proveito! Ou então considerem viajar a Colônia de Sacramento, provar esta e outras delícias da cozinha uruguaia.  

Ingredientes do pão de ló
6 ovos
200g de farinha
200 g de açúcar

Ingredientes do creme 
650 ml de leite 
5 gemas 
150 g de açúcar
1 fava de baunilha
35 g de farinha
30 g de amido de milho
300 g manteiga

Ingredientes da montagem
1 lata de pêssegos em calda 
200 g merengues secos
150 ml de vermouth tipo martini
chocolate branco e preto 

Modo de fazer o pão de ló 
Pré-aquecer o forno a 180 graus. Untar com manteiga e enfarinhar uma forma quadrada ou redonda pequena (20 centímetros)  e de bordas altas. 
Colocar os ovos na tigela da batedeira, juntar o  açúcar e bater até que se formem longos cordões ao levantar o batedor (ponto de 'letra', quando a massa que cai do batedeira forma 'letras' no conteúdo da tigela). Desligar a batedeira e incorporar, muito delicadamente, a farinha peneirada. Levar ao forno por 30 minutos, fazendo o teste do palito. Importante: não abra a porta do forno antes de vinte minutos. 

Modo de fazer o creme 
Abra a fava de baunilha no snetido do comprimento, retirando as sementes. Reserve a fava e as sementes. Reserve 3/4 de xícara de leite. Aqueça o restante do leite com as sementes e a fava de baunilha. Em separado, misturar o leite reservado, as gemas, o açúcar, o amido de milho e a farinha. Quando o leite estiver bem quente, incorporar aos poucos à mistura reservada, mexendo sempre. Retornar ao fogo baixo, sem parar de mexer, até engrossar, sem deixar ferver. Deixar esfriar e levar à geladeira. 
Para finalizar o creme, coloque a manteiga em ponto de pomada na batedeira e bata com o creme gelado, até formar picos.

Montagem
Escorrer os pêssegos, reservando 150 ml da calda. Cortar os pêssegos em cubinhos. Esmigalhar os merengues, em pedaços médios.  
Misturar o vermouth com a calda reservada. 
Dividir o pão de ló em três camadas. Pincelar a camada de baixo com a calda preparada, colocar uma camada de creme, uma camada de pêssegos picados, a camada de merengue, outa de creme. Repetir o mesmo procedimento mais uma vez. Cobrir a ultima camada do bolo com creme e recobrir de merengues picados. 
Deve ser servido bem gelado. 
Se desejar, decorar com espirais de chocolate branco e preto. 

5 comentários:

  1. Querida Carlinha, parabéns pelos cinco anos de teu maravilhoso Blog! Tenho aprendido muito com teus ensinamentos, pois sou um leitor sempre presente das tuas receitas e dicas culinárias! E meu filho, Gabriel, de 5 anos, também é um grande admirador de tuas receitas! Vou tentar fazer esta última receita, mas acho que me faltara competéncia.... Mas aí tenho o privilégio de me consultar diretamente com a grande Chef Carla!!! Parabéns e sucesso na divulgação desta arte! Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Nunca pensei que pessego em calda fosse ficar tão gostoso <3

    ResponderExcluir
  3. Viva! Poesia e amor pela arte do paladar neste refinado blog nos levaram por cinco anos a maravilhas!

    Parabens Carlota!

    ResponderExcluir
  4. Delicioso!!! Amei também a versão sem glúten!! Beijos, querida Lilica!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll