terça-feira, 25 de novembro de 2014

escondidinho de charque e mandioquinha

Oi! Aqui Cacá, filha da autora e colaboradora do blog.
Na geladeira tinha charque que sobrou de algum carreteiro, mandioquinhas já cozidas, 3 (veja bem, TRÊS!) molhos de tomate pela metade, 2 requeijões abertos e por aí vai... Fiz esse escondidinho com os restos e ficou tão bom que decidi postar.
Ingredientes: mandioquinhas cozidas, charque dessalgado, molho de tomate, cebola, alho, leite, manteiga, requeijão, queijo ralado, temperos à gosto e salsinha para enfeitar.
Comece fazendo o purê: fervi meia xícara de leite com uma colher generosa de manteiga, sal e pimenta moída. Corte as mandioquinhas cozidas em pedaços pequenos e jogue o leite por cima. Vá amassando aos poucos com o leite. Se a textura não estiver legal, coloque mais manteiga. Lembre-se que precisa ficar bem cremoso para ficar mais fácil de espalhar sobre o resto.
Para o charque: refogue uma cebola grande picada e dois dentes de alho até ficar transparente, jogue o charque e deixe refogar mais um pouco. Jogue molho de tomate, mas só até metade do que já tem na panela. Você não vai querer muito líquido porque se não vai transbordar. Deixe esquentar um pouco e tempere a gosto.
Em uma travessa, despeje primeiro o charque com o molho. Coloque depois uma camada de requeijão. A dica para o requeijão ficar mais fácil de espalhar é esquentá-lo em uma panelinha. Por último espalhe com uma espátula ou colher de pau o purê de mandioquinha. Jogue queijo ralado por cima e leve ao forno em 200ºC até dourar.
Escondidinho é a coisa mais simples que tem, mas como esse foi feito com mandioquinha ficou bem diferente e mais gostoso do que eu esperava :)

4 comentários:

  1. Estava procurando uma receita de escondidinho, com carne seca deve ser maravilhoso mesmo :)
    Que pena q n estou usando o meu notebook para favoritar esse site

    ResponderExcluir
  2. Cacá mandou muito bem!
    A receita ficou linda e deve ter ficado uma delícia!
    Beijos

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll