sexta-feira, 1 de agosto de 2014

torta de frutinhas do bosque

Oi gente, aqui Cacá, filha da autora e colaboradora do blog.
Sempre quis fazer aquelas tortas de frutas bem clássicas, com massa de manteiga e com a parte de cima engraçadinha (aquele xadrez que tem nome fresco e se chama Lattice). Sempre que lia alguma receita achava tudo muito complicado, aquela coisa da manteiga em temperatura ambiente, água super gelada, deixar a massa descansar um tempão, blá-blá-blá. Mas quando finalmente me decidi por favor percebi que na verdade é bem fácil de fazer, só parece difícil. E tá aí o resultado:
Ficou linda né?
Aqui em casa compramos frutinhas na estação e congelamos tudo. No freezer tinha: mirtilos, morangos e framboesas selvagens lá do sítio. E aí fui em busca de uma receita que usasse isso e encontrei no (delicioso) blog Call me cupcake a receita perfeita. A postagem original dela é essa.
Eu chamei a minha torta de torta de frutinhas do bosque :)
Vou passar a receita aqui com as (pouquíssimas) modificações que eu fiz.
Ingredientes para a massa:
375g de farinha (equivalente a 2 e 1/2 xícaras de farinha + 2 colheres de sopa)
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro
1/4 colher de chá de sal
150g de manteiga gelada cortada em cubos
5-7 colheres de sopa de água gelada (com gelo)
2 colheres de chá de suco de limão
1 ovo

Você vai começar pela massa porque ela tem que descansar: misture a farinha, o açúcar e o sal em uma tigela. Adicione a manteiga em cubos e vá misturando com a mão até virar uma farofa de manteiga (você vai entender quando tentar). Depois, adicione o ovo e o suco de limão e mexa mais um pouco. Vá colocando colheres da água gelada, pelo menos umas 4, mas se você achar que precisa mais vá colocando uma por vez. A massa está pronta quando virar uma grande massinha de modelar. Não trabalhe demais ela porque o objetivo é que se mantenha gelada e que a manteiga não fique quente. Enrole a massa em plástico filme, coloque na geladeira e vá fazer o recheio.

Ingredientes para o recheio - receita original:
1 quilo de frutinhas vermelhas - usei morangos cortados, mirtilos e framboesas, mas bem menos, cerca de duas xícaras
1/3 xícara de farinha
1 colher de maisena - usei fécula de batata
1 pitada de sal
180g de açúcar granulado (equivalente a 3/4 de xícara + 2 colheres de sopa) - usei açúcar demerara
1/4 colhes de sopa de pó de baunilha - usei extrato de baunilha
1/2 colher de chá de cardamomo em pó

Essa é a receita original que peguei lá no blog Call me cupcake. Eu fiz meio diferente porque, bem, não tinha 1 quilo de frutinhas, maisena, açúcar granulado e pó de baunilha. Na verdade o que fiz foi colocar um belo punhado de frutas em uma tigela e ir colocando os ingredientes, mas não me fixei nas quantidades que a receita indicava. Coloquei menos frutinhas, menos farinha, mais açúcar, mais extrato de baunilha, mais cardamomo e ainda adicionei raspas e suco de limão. O que mais estranhei é que dá a impressão que o recheio vai ficar "seco", mas é que as frutinhas se abrem enquanto assam e são elas que vão dar o "líquido para o recheio".
Depois disso é hora de buscar a massa na geladeira e começar a trabalhar ela.
Também já dá pra colocar o forno para pré-aquecer em 200ºC.

Montagem da torta:
Para ajudar a "colocar" o topo bonitinho e a dourar a massa para ficar com uma cara gostosa, faça uma mistura de 1 ovo, 1 colher de água e 1 pitada de sal e deixe na mesa.
Corte mais ou menos 2/3 da massa, transforme numa bola e abra com um rolo de madeira, para que fique um círculo. Acomode o seu círculo em uma fôrma redonda untada (se não for anti-aderente). Despeje o recheio dentro da fôrma.
Pegue o 1/3 de massa que sobrou e abra esticado. Corte com a ajuda de uma régua tiras compridas e vá acomodando em cima do recheio para fazer o topo, "colando" nas bordas com a mistura de ovo. Aqui tem um vídeo que explica direitinho, mas eu não fiz desse jeito não, fiz de qualquer jeito porque preguiça, huhuhu. Depois que você terminar, amasse as bordas com um garfo, pincele o que sobrou da mistura de ovo em toda a massa e coloque no forno. Ufa. 
 Durante 10 minutos deixe assar em 200ºC e depois diminua para 175ºC e asse mais pelo menos 40 minutos até que o recheio comece a borbulhar. Depois, desligue o forno e deixe a torta descansando lá dentro por mais 30 minutos. Eu não sou o ser mais paciente do mundo e não fiz nada disso. Assei em 200ºC durante 10 minutos, depois diminui para 175º e quando começou a dourar (como na foto), tirei do forno e comi inteira sozinha enquanto estava quente esperei esfriar para servir para os amigos :)

Ficou tão, mas tão gostoso que até fiz de novo (e acreditem, se eu fiz de novo é porque realmente não dá trabalho) depois na versão mini para o aniversário da minha irmã, olha que fofuras:
Fiz a receita como passei, só que assei em uma fôrma de muffin. Dupliquei a receita e deu para em torno de 24 tortinhas. Só me arrependi de ter feito esse topo porque perdi a paciência no meio do caminho e ficou meio tosco (gente, calcula que cada tortinha tem em torno de 8 tirinhas, ou seja: 192 tirinhas para acomodar "bonitinho" em 24 mini tortas!! Haja paciência), mas prometo que estavam ótimas.

2 comentários:

  1. As minitortinhas foram as mais gostosas que já provei. Ciuminho, eu também quero de aniversário!

    ResponderExcluir
  2. Meu sonho é fazer uma torta bonitona assim!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll