quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Receita de arroz caldoso de garoupa com camarões e lagostins

"Il est l'heure de s'enivrer!

Pour n'être pas les esclaves martyrisés du Temps,

enivrez-vous,

enivrez-vous sans cesse!
De vin, de poésie ou de vertu, à votre guise".
(Charles Baudelaire, Enivrez-vous)




Noite fria em Porto Alegre, fiz para os amigos um arroz caldoso à moda espanhola, com garoupa e camarões. Um bom vinho para acompanhar, boa conversa, e eis a receita de uma noite perfeita. 

Ingredientes
1,5 kg garoupa em filés ou postas
600 g camarões médios com casca
8 lagostins
8 camarões grandes 
3 xícaras de arroz para risoto 
2 cebolas grandes picadinhas
2 dentes de alho picadinhos
1 lata de tomates inteiros
2 doses de vinho branco
1 pitada de páprica
1 pitada de açafrão
caldo de camarões

azeite, sal, pimenta, salsinha e cebolinha picadas

Modo de fazer
Limpei e preparei o peixe e os camarões. Temperei o peixe com limão e sal e reservei. Tirei as cascas dos camarões pequenos. Os camarões grandes e lagostins deixei inteiros e temperei com sal e um dente de alho picado. Reservei. 
Fiz um caldo dourando as cascas dos camarões em uma panela com um pouco de azeite, adicionei uma cebola e uma dose de vinho branco, deixei evaporar o álcool e depois juntei 9 xícaras de água e deixei cozinhar por 30 minutos. Coei o caldo e reservei.
Para preparar o arroz, coloquei um fio de azeite na panela e passei os camarões gigantes, só até ficarem rosados. Retirei e reservei. Na mesma panela, juntei mais um fio de azeite, refoguei a cebola restante, juntei 1 dente de alho, refoguei mais um pouco. Adicionei a páprica, depois a outra dose de vinho branco. Juntei o conteúdo da lata de tomates e deixei cozinhar por alguns minutos.
Juntei o arroz, o caldo coado aquecido e o açafrão. Temperei com sal e pimenta. Deixei cozinhar por mais ou menos doze minutos, juntei os pedaços de garoupa e deixei no fogo por mais 4 minutos. Adicionei os camarões e deixei cozinhar mais três minutos. O arroz deve ficar cozido mas ainda bem caldoso. Se for preciso, adicione mais líquido. Servir em pratos fundos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll